Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Bloco questiona Governo sobre encerramento de balcão em Almeida

O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje o Governo sobre o encerramento do balcão da CGD de Almeida, distrito da Guarda, no qual está cerca de uma centena de pessoas em protesto pacífico contra o eventual fecho desta agência.

Bloco questiona Governo sobre encerramento de balcão em Almeida
Notícias ao Minuto

20:16 - 26/04/17 por Lusa

Política Guarda

"Não considera [o Governo] que o encerramento da agência da Caixa de Almeida colocará em causa a prestação de serviços públicos bancários a esta população, em particular à que não tem acesso à internet e que tem maior dificuldade em fazer deslocações? Não o preocupa que o encerramento desta agência possa prejudicar a própria Caixa, uma vez que abandonando este território pode estar a promover a mudança de clientes e depositantes para outros bancos?", questionam os bloquistas, numa pergunta entregue hoje no parlamento e dirigida ao Ministério das Finanças.

O BE pergunta ainda se o Governo "está disponível a interceder junto da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para manter a agência de Almeida", acrescentado que a atual administração "pondera encerrar" este balcão.

"A população da Freguesia de Almeida, sede de concelho do município com o mesmo nome, tem uma idade elevada, e bate-se com enormes problemas de deslocação, uma vez que os serviços públicos de transportes são quase inexistentes. O encerramento da agência da CGD obrigará muitas pessoas a deslocações demoradas e penosas; retirará a agência da Caixa de junto da população e do pequeno comércio onde ela é essencial", alerta o BE.

Os bloquistas estão contra o encerramento deste balcão da CGD e "não percebem" qual a ponderação de serviço público que está por detrás desta intenção que, a concretizar-se, "estará a dificultar o acesso a serviços públicos bancários", além de deixar um espaço que poderá ser ocupado por outros bancos.

"Esta decisão da administração da Caixa deve ser revertida, em nome da defesa da população de Almeida, do interesse e serviço público e em nome do interesse da própria Caixa que deve manter-se como o principal banco a operar em Portugal, o que implica uma presença em todo o território", defende o Bloco de Esquerda.

Pelas 20:00, cerca de cem pessoas estavam no interior do balcão da Caixa Geral de Depósitos de Almeida, Guarda, num protesto pacífico contra o eventual fecho daquela agência na sede do concelho.

No exterior, estavam também reunidas aproximadamente mais cem pessoas, também de forma pacífica.

"O nosso objetivo é termos uma resposta da administração da Caixa Geral de Depósitos em como a agência continua em funcionamento", disse à Lusa a presidente da Junta de Freguesia local, Fátima Gomes.

No local estão alguns militares da GNR.

Várias centenas de habitantes e autarcas de Almeida manifestaram-se no dia 12 contra a decisão do fecho da agência local da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e exigiram a sua manutenção naquela vila do distrito da Guarda.

Com o protesto, realizado no Largo 25 de Abril, no exterior das muralhas da vila, os manifestantes pretendem alertar a administração da CGD para a manutenção da agência local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório