Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Fátima? Marcelo enquanto Presidente da República "não tem religião"

O ex-eurodeputado socialista condenou a mensagem de Marcelo sobre Fátima enquanto Presidente.

Fátima? Marcelo enquanto Presidente da República "não tem religião"
Notícias ao Minuto

20:15 - 26/04/17 por Carolina Rico

Política Vital Moreira

Vital Moreira não gostou que Marcelo Rebelo de Sousa tenha assumido uma posição em matéria religiosa enquanto Presidente da República.

Marcelo deixou uma mensagem para assinalar o Centenário das Aparições de Fátima numa rubrica emitida na Rádio Renascença com coprodução com o Santuário de Fátima onde falou da sua crença na qualidade de Presidente.

Assumindo-se devoto de Fátima, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “enquanto Presidente da República Portuguesa a dimensão é complementar, a ideia de Fátima como forma de projeção de Portugal do mundo”, disse. Declarações que Vital Moreira condenou no seu blog Causa Nossa.

“Enquanto cidadão, como pessoa crente, Marcelo Rebelo de Sousa tem todo o direito de praticar e de exprimir publicamente as suas convicções religiosas (…) Todavia, na sua qualidade institucional o Presidente da República é presidente de todos os portugueses, incluindo os crentes de todas as religiões e os não crentes. Por isso, não se justifica que numa mensagem religiosa (sobre Fátima), MRS invoque e fale na sua veste de Presidente da República”.

O constitucionalista recorda que Portugal é um Estado laico, essencialmente caraterizado pela separação entre o Estado e Igrejas pelo que se “impõe a separação de papeis”.

O” Presidente da República, enquanto tal, não tem religião, não participa em cerimónias religiosas, nem toma posições em matéria religiosa”, condenou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório