Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ex-braço direito de Sócrates defende comentadores da direita

O antigo ministro da Presidência do Governo socialista de José Sócrates, Pedro Silva Pereira, surge em defesa do social-democrata Pacheco Pereira e do centrista Lobo Xavier, num artigo de opinião no Diário Económico.

Ex-braço direito de Sócrates defende comentadores da direita
Notícias ao Minuto

09:15 - 31/05/13 por Notícias Ao Minuto

Política Silva Pereira

O ex-braço direito de José Sócrates defende Pacheco Pereira e Lobo Xavier, que estão geralmente no lado político oposto do seu, dizendo que o ministro das Finanças Vítor Gaspar se “sentiu atingido” com as afirmações dos comentadores da Quadratura do Círculo sobre o pedido de resgate.

Em causa estão as declarações dos dois comentadores de direita que terão afirmado no programa Quadratura do Círculo, na SIC, que a aprovação do PEC IV teria evitado o pedido de resgate.

“O ministro das Finanças aproveitou a sua ida ao Parlamento para responder aos comentadores da direita e contrapor que o Governo socialista devia ter pedido ajuda externa mais cedo”, aponta Pedro Silva Pereira no Diário Económico. “Acontece que a historieta de Vítor Gaspar não tem qualquer fundamento na verdade histórica: Lobo Xavier e Pacheco Pereira é que têm razão”, frisa o socialista.

Para Silva Pereira, o ministro das Finanças passou ao lado dos argumentos dados pelos comentadores, que se referem “à própria necessidade do pedido de ajuda”. “Se havia uma garantia formal (escrita) de apoio do BCE e da Comissão Europeia ao PEC IV, a aprovação desse PEC podia ter evitado o pedido de ajuda externa, garantindo junto dos mercados financeiros uma protecção do BCE análoga à que é dada a outros países poupados de um resgate”, argumenta o ex-ministro de Sócrates.

O socialista vê nas afirmações do social-democrata e do contrista a conclusão de que os dois comentadores acreditam que o “pedido de ajuda externa não era uma inevitabilidade”, e que foi antes “uma escolha das lideranças do PSD e do CDS, que, na ânsia de chegarem ao poder, optaram por rejeitar o PEC IV e desprezar o apoio Europeu”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório