Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento terá centro para assinalar bicentenário do constitucionalismo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, anunciou hoje que o parlamento vai comemorar o bicentenário do constitucionalismo português, assinalando o triunfo das revoluções liberais no século XIX, e que vai criar um centro interpretativo.

Parlamento terá centro para assinalar bicentenário do constitucionalismo
Notícias ao Minuto

11:29 - 25/04/17 por Lusa

Política 25 de Abril

Ferro Rodrigues falava na sessão solene comemorativa do 43.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974, num discurso que antecedeu o do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da Assembleia da República referiu que as comemorações serão presididas pelo antigo ministro e presidente do Tribunal de Contas Guilherme D' Oliveira Martins e defendeu a tese histórica de que o Portugal de hoje "inscreve-se na tradição de liberdade iniciada há duzentos anos com as primeiras revoltas liberais".

"Por isso, e com este propósito de celebrarmos hoje a liberdade, de reafirmarmos hoje os nossos valores, vamos comemorar a partir da Assembleia da República o bicentenário do constitucionalismo português", justificou.

Ainda segundo Ferro Rodrigues, está em preparação "a disponibilização do edifício da Casa Amarela, afeto à Assembleia da República, para se criar ali um Centro Interpretativo sobre o Parlamento, com auditório, espaços interativos e livraria".

"É um sonho que nos cumpre concretizar, será a porta principal para a casa da democracia. É uma ideia que hoje lançamos e que, estou certo, tem todas as condições para mobilizar as energias dos deputados, dos funcionários e de toda a família parlamentar, durante um período alargado de tempo", afirmou o presidente da Assembleia da República, recebendo palmas de várias bancadas parlamentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório