Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Resultados das eleições francesas são "derrota das políticas europeias"

Os dirigentes do PCP consideraram hoje que os resultados da primeira volta das eleições presidenciais em França significam "uma derrota" dos "responsáveis pela execução das políticas e orientações da União Europeia (UE) e dos interesses do grande capital".

Resultados das eleições francesas são "derrota das políticas europeias"
Notícias ao Minuto

17:54 - 24/04/17 por Lusa

Política PCP

Citando os Presidentes Nicolas Sarkozy e François Hollande, os comunistas portugueses descrevem "uma situação de estado de exceção" e "um quadro de grande pressão e condicionamento político".

"Num quadro em que na segunda volta destas eleições, em 07 de maio, se apresenta uma candidata xenófoba de extrema-direita e um candidato ultraliberal ligado aos interesses do capital financeiro e empenhado no reforço da UE dos monopólios e das grandes potências, desde já assume grande importância o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo francês em defesa dos seus direitos e soberania", lê-se em nota do PCP.

O liberal pró-europeu Emmanuel Macron e a líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen foram os dois candidatos que passaram à segunda volta das presidenciais francesas, ao obterem os melhores resultados na primeira volta, no domingo.

De acordo com os dados disponíveis, Macron contou com 23,75% dos votos, enquanto Le Pen com 21,53% dos votos. Os dois deixaram para trás os candidatos dos partidos tradicionais franceses: os socialistas e os republicanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório