Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Preocupado com Le Pen, Partido Livre anuncia apoio a Macron

Partido lamenta que alguns candidatos não tenham apelado ao voto em Macron. Ausência de um candidato da esquerda da segunda volta é motivo de preocupação.

Preocupado com Le Pen, Partido Livre anuncia apoio a Macron
Notícias ao Minuto

11:40 - 24/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política França

Apesar de criticar algumas das propostas apresentadas por Emmanuel Macron para a Europa, o Partido Livre manifesta o seu apoio ao candidato centrista para a segunda volta das eleições presidenciais francesas.

Num comunicado enviado ao Notícias Ao Minuto, o partido de Rui Tavares começa por admitir que será adversário de Macron na adesão a “um social-liberalismo demasiado amigo do mercado e pouco crítico da austeridade”, mas anuncia o apoio ao europeísmo de Macron “face ao projeto racista e xenófobo da Frente Nacional” de Marine Le Pen, que “está nos antípodas daquilo que o Livre defende e contará sempre com a nossa oposição.”

O Livre lamenta que alguns candidatos que ficaram pelo caminho na primeira volta não tenham apelado ao voto em Macron “mesmo sabendo que do outro lado está a extrema-direita xenófoba e nacionalista.”

O partido Livre considera ser “essencial ter na França um país solidário e um companheiro empenhado na luta pela reforma e melhoria do projeto europeu.”

Para o Livre, a ausência da esquerda da segunda volta eleitoral representa “uma derrota”. O partido mostra-se preocupado com a divisão na esquerda, uma situação ainda mais preocupante face à aproximação das eleições para a Assembleia Nacional que vão ter lugar já em junho.

O Livre também destacou uma participação aquém do esperado dos franceses nesta primeira volta das presidenciais, que não chegou aos 80%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório