Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

"A ideia que fica é que Passos fazia cortes, Costa devolve rendimentos"

Luís Marques Mendes acredita que a oposição terá uma tarefa dificultada nas próximas eleições.

"A ideia que fica é que Passos fazia cortes, Costa devolve rendimentos"
Notícias ao Minuto

23:33 - 16/04/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política Marques Mendes

O executivo de António Costa aprovou, na passada quinta-feira, após reunião do Conselho de Ministros, o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas, tema sobre o qual Marques Mendes se debruçou este domingo, no seu espaço de comentário na SIC.

Marques Mendes destacou uma “primeira questão muito curiosa” que é o facto, diz o comentador, de existir “uma preocupação em agradar a Bruxelas e a agradar às agências de rating” no Programa de Estabilidade, algo que será conseguido com este programa.

“Vai no fundo ajudar a que, já no próximo mês de maio, Portugal possa sair das listas negras por défice excessivo. O que é bom para Portugal e para o Governo”, sublinhou.

Por outro lado, o antigo líder do PSD destacou que “se este programa for cumprido” à risca, “é uma espécie de programa eleitoral do PS e pode ser um programa eleitoral difícil de bater”.

No entender de Marques Mendes, “se a economia continuar a crescer até 2019, alavancada em mais investimento e mais exportações, com o desemprego a baixar”, a oposição não terá um caminho eleitoral fácil.

“A oposição fica em maus lençóis, quando a economia está crescer não é fácil fazer oposição”, destacando ainda que existe outro aspeto que não abona a favor de Passos Coelho. “Aos olhos de muitos portugueses, ainda que as circunstâncias sejam radicalmente diferentes, a ideia que fica é que Passos Coelho fazia cortes, António Costa devolve e repõe rendimentos”, afirmou.

Embora ressalve que as circunstâncias são diferentes, Marques Mendes acredita que essa “é a imagem que passa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório