Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Catarina Martins critica Dijsselbloem e Eurogrupo

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) reiterou hoje que o holandês Jeroen Dijsselbloem não tem condições para continuar a liderar o Eurogrupo, mas sustentou que não é uma mudança de cara que corrigirá a instituição.

Catarina Martins critica Dijsselbloem e Eurogrupo
Notícias ao Minuto

19:17 - 11/04/17 por Lusa

Política BE

"Tenho alguma dúvida de que mudar um protagonista possa corrigir uma instituição, toda ela. Acho que ninguém acredita nisso. Devo dizer em todo o caso que o atual presidente é que não tem condições para o ser", vincou Catarina Martins, questionada à margem de uma iniciativa em Lisboa.

Hoje mesmo, o primeiro-ministro, António Costa, havia afirmado, numa entrevista ao diário El País, que o ministro da Economia espanhol, Luís De Guindos, seria o candidato de Portugal à presidência do Eurogrupo, caso este apresentasse a sua candidatura ao lugar.

Também o ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, terá sido sondado para o lugar de presidente do Eurogrupo, noticiou o Expresso no começo de abril.

Questionada sobre recentes declarações em que a comissária da Concorrência, a dinamarquesa Margrethe Vestager, afirmou que o Governo não apresentou a Bruxelas planos de nacionalização para o Novo Banco, Catarina Martins disse "estranhar" tais palavras.

E advertiu: "Amanhã há debate quinzenal [no parlamento], é uma ótima altura para obter esclarecimentos" do primeiro-ministro sobre a matéria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório