Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Governo autoriza aumentos salariais na Navegação Aérea de Portugal

O Governo autorizou aumentos salariais na NAV - Navegação Aérea de Portugal, disse hoje a plataforma representativa dos trabalhadores da empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo, o que levou ao cancelamento do plenário previsto para esta tarde.

Governo autoriza aumentos salariais na Navegação Aérea de Portugal
Notícias ao Minuto

18:18 - 06/04/17 por Lusa

Política Aviação

"A plataforma constituída pela Comissão de Trabalhadores e pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da NAV recebeu do presidente do Conselho de Administração [da NAV] a informação que as secretarias de Estado das Infraestruturas e do Tesouro assinaram a autorização para que se proceda às valorizações remuneratórias na NAV em 2017, no quadro definido pelos Planos de Desempenho aprovados pela Comissão Europeia", lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

As organizações representativas dos trabalhadores dizem ainda que receberam da administração o compromisso de que se reunirá "no mais curto espaço de tempo" com Comissão de Trabalhadores e sindicatos para que possam "avaliar e concretizar a forma como os efeitos da decisão agora proferida se irão refletir" já este ano.

A nota aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, considera que após estas decisões estão "reunidas as condições para o cancelamento do plenário", inicialmente previsto para hoje à tarde.

Os trabalhadores da NAV têm vindo a reivindicar valorizações nas remunerações, recusando que a empresa tenha os mesmos constrangimentos da Administração Pública, já que a empresa pública não depende do Orçamento do Estado.

Num esclarecimento enviado à agência Lusa, a NAV explica que, "no âmbito da Lei do Orçamento do Estado (LOE/2017) é estipulado que se retome a aplicação dos instrumentos de regulamentação coletiva do trabalho existentes no sector publico empresarial do Estado, de acordo com as disposições constantes dos Acordos da Empresa nessas matérias, pelo que a NAV Portugal só no dia 05 de Abril de 2017 obteve o respetivo despacho da tutela".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório