Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Carlos Carujo é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Sintra

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Sintra nas eleições autárquicas vai ser o professor Carlos Carujo, enquanto André Beja lidera a lista para a assembleia municipal, anunciou hoje o partido.

Carlos Carujo é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Sintra
Notícias ao Minuto

17:17 - 03/04/17 por Lusa

Política Eleições

O BE de Sintra aprovou que a candidatura à Câmara Municipal de Sintra será liderada por Carlos Carujo, de 42 anos, com formação em Filosofia, residente em Queluz, que foi eleito na Assembleia de Freguesia de Queluz e integra a mesa nacional do Bloco de Esquerda.

"É um concelho que tem três zonas muito diversas, uma zona rural abandonada, esquecida, uma zona turística muito 'Disneylandizada', que não está ao serviço das populações, e uma zona suburbana marcada pela degradação de equipamentos, pela falta de equipamentos públicos culturais, desportivos, entre outros", afirmou à Lusa Carlos Carujo.

O candidato, que nas anteriores autárquicas concorreu à Câmara das Caldas da Rainha, salientou que a candidatura do BE "pretende agir em conjunto, em comum, para ser transformadora".

"Vamos iniciar um processo de construção participativa do programa, que é mesmo para ouvir as pessoas. Começámos, aliás, com uma sessão sobre turismo e património", adiantou.

Para Carlos Carujo, o concelho de Sintra apresenta "um grande alheamento político e uma ausência de sentimento de pertença", porque grande parte da população não é natural do município.

"Mais do que resultados eleitorais, mais do que um 'score' que tenhamos em vista, o sucesso ou não da candidatura vai-se medir por essa capacidade de criar mobilização, de alertar para problemas, de fazer as pessoas agir. Se conseguirmos isso teremos muito de que nos orgulhar", frisou.

O candidato foi dirigente estudantil na altura da luta contra as propinas e também membro da Comissão de Professores Contratados e Desempregados e da direção do SPGL (Sindicato dos Professores da Grande Lisboa).

A coordenadora do BE Catarina Martins apresentará também, no dia 08 de abril, pelas 16:00, na Biblioteca Ruy Belo, em Queluz, a candidatura de André Beja, de 39 anos, como primeiro nome para a assembleia municipal.

O enfermeiro, residente em Sintra e atual representante do BE na assembleia da União das Freguesias de Sintra ocupou, entre 2005 e 2009, o lugar de deputado na Assembleia Municipal de Sintra.

Nas autárquicas de 2013, o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Sintra foi o deputado Luís Fazenda, que não conseguiu ser eleito.

O candidato do PS Basílio Horta venceu as eleições por uma diferença de cerca de 1.700 votos, à frente do independente Marco Almeida, também com quatro eleitos, do social-democrata Pedro Pinto, que conseguiu dois eleitos, e de Pedro Ventura, eleito pela CDU.

Além da recandidatura do autarca da CDU, o ex-social-democrata e atual vereador independente Marco Almeida também volta a concorrer à câmara, agora apoiado por uma coligação com o PSD e o CDS-PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório