Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Novo Banco: "Dinheiro do Estado é dos portugueses, não é dos governos"

O PSD exige que, ainda esta sexta-feira, o Executivo preste esclarecimentos em relação à venda do Novo Banco aos norte-americanos do Lone Star.

Novo Banco: "Dinheiro do Estado é dos portugueses, não é dos governos"
Notícias ao Minuto

15:35 - 31/03/17 por Goreti Pera

Política Leitão Amaro

Qual o montante de venda, que garantias, que condições e que custo para os contribuintes” derivam da venda do Novo Banco são informações que o PSD exige obter durante o dia de hoje, para o qual estão marcadas conferências de imprensa do governador do Banco de Portugal, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno.

“O dinheiro do Estado é dos portugueses, não é dos governos”, sublinhou António Leitão Amaro, numa declaração aos jornalistas em que deixou claro que “o Governo tem o dever de prestar hoje cabal esclarecimento de todas as condições e termos que envolvam dinheiro do Estado” na venda do Novo Banco.

Além desta questão, admite o PSD que o Executivo “tem de dizer qual o custo do perdão parcial de dívida que fez aos bancos nas últimas semanas relativamente ao empréstimo do Estado do fundo de resolução”.

Porque, aponta Leitão Amaro, “ao ter decidido alargar prazos de pagamento e reduzir ao juros pagos, o Governo deu um perdão aos bancos. Os bancos vão pagar ao Estado, um valor atualizado muito inferior ao suportado pelos contribuintes”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório