Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

"Os socialistas querem mudar a Europa, mas querem ficar na Europa"

Porfírio Silva desdramatiza cenário apontado por Catarina Martins sobre possível saída de Portugal do Euro.

"Os socialistas querem mudar a Europa, mas querem ficar na Europa"
Notícias ao Minuto

10:48 - 31/03/17 por Andrea Pinto

Política Porfírio Silva

É urgente preparar o país para o cenário da saída do euro ou mesmo do fim do euro”. Foi esta afirmação de Catarina Martins, que deu azo ao texto agora publicado por Porfírio Silva no blog Máquina Especulativa.

Para o socialista é necessário esclarecer os portugueses e acabar com a ideia defendida pelo governo PSD/CDS que alegava que se o PS chegasse ao poder adotaria um atitude semelhante à do Syryza na Grécia. É preciso, por isso, acabar com a tentativa de colocar este PS “no mesmo saco do Governo anterior em matéria europeia, o que me parece escandalosamente injusto”.

Porfírio Silva critica a capacidade de algumas vozes em "romantizar o tema da saída do Euro e descartar as consequências práticas que isso poderia ter” e garante: "Os socialistas querem mudar a Europa - mas querem ficar na Europa. Mais precisamente na União Europeia, que é o único projecto viável para aprofundar a cooperação entre europeus".

O socialista critica ainda a "esquerda da esquerda" por tentar "empastelar a posição do PS com a posição da direita adepta da ortodoxia económica dominante na UE", mas defende que, pelo contrário, "o Governo de Portugal se tem empenhado firmemente em contribuir para mudar o rumo da política europeia" e "trabalhado para criar no cenário europeu a margem de manobra que nos permita fazer a política que serve a nossa visão do país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório