Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Duas dezenas de militantes demitem-se da Comissão Política do PS Seixal

Cerca de duas dezenas de militantes socialistas apresentaram a sua demissão da Comissão Política Concelhia do Seixal, mostrando desacordo com os nomes escolhidos para as autárquicas e pela forma como o processo foi conduzido.

Duas dezenas de militantes demitem-se da Comissão Política do PS Seixal
Notícias ao Minuto

21:20 - 30/03/17 por Lusa

Política Concelhia

Na última reunião da comissão política, realizada na sexta-feira passada, deram entrada dois documentos. O primeiro era um pedido de impugnação da reunião da comissão, considerando que existem "irregularidades à convocatória da mesma", e o segundo intitulado 'Documento de Suporte a uma Demissão Coletiva'.

"Para além das irregularidades, todo o processo de escolha dos candidatos foi um processo fechado. Esta lista escolhida está fadada ao insucesso", disse à Lusa José Geraldes, porta-voz dos militantes que apresentaram a sua demissão.

No documento entregue, a que a agência Lusa teve acesso, é referido que aprovação das listas dos representantes do PS aos órgãos autárquicos deveria ser um momento de união e de convergência de esforços e "não um momento de fratura e confronto".

"A apresentação, na última CPC, dos nomes dos cabeças de lista à Assembleia Municipal e à Câmara, sem prévia divulgação e discussão, transformou a CPC num local de voto ridículo e inédito no Partido Socialista do Seixal", salienta.

O documento explica que as "regras de funcionamento têm sofrido sucessivos atropelos", dando como exemplos a ausência de atas das reuniões realizadas, o não cumprimento do prazo de 48 horas para conhecimento prévio, aos membros da CPC, da documentação suscetível de discussão e votação ou a existência de militantes com quotas por regularizar e que tomam parte das decisões e votações ocorridas.

"Consideramos, finalmente, que tal enumeração de anomalias e irregularidades consubstancia a possibilidade de tornar nulas e sem efeito as deliberações tomadas por esta CPC", acrescenta o documento.

José Geraldes, eleito Assembleia Municipal do Seixal, onde já foi líder da bancada socialista, explicou que desde que foi tomada esta posição, o número de pessoas a demitir-se tem vindo a crescer, referindo que existem nos demissionários outros deputados municipais, antigos vereadores e "históricos" do PS Seixal.

O porta-voz deixou também críticas à atuação da distrital do PS no processo, referindo que "não demostra muito empenho em confrontar o PCP".

A Lusa contactou o presidente da concelhia do PS do Seixal e também o presidente da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, mas ambos recusaram comentar o caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório