Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Folgas a mais na Segurança Social: "Uma situação escandalosa"

Vital Moreira condena “privilégios a dobrar” do funcionários públicos.

Folgas a mais na Segurança Social: "Uma situação escandalosa"
Notícias ao Minuto

10:30 - 30/03/17 por Carolina Rico

Política Vital Moreira

Segundo uma auditoria da Inspeção-Geral de Finanças à DGSS, divulgada esta semana, os trabalhadores da Direção Geral da Segurança Social beneficiam de 12 dias de folgas adicionais em situação ilegal - por não trabalharem nos dias de aniversário e beneficiarem de oito horas de dispensa mensal.

Para Vital Moreira, “trata-se de uma situação escandalosa de ilegalidade e de privilégio, que devia dar lugar imediatamente ao apuramento de responsabilidade disciplinar”.

O ministério do Trabalho e da Segurança Social justificou que “as dispensas em causa tinham suporte legal na legislação vigente à data da elaboração do regulamento do horário (2005), que careceu de ser adaptado aquando da entrada em vigor da nova legislação aplicável (2013)”.

“Então foi tudo decidido por um mero diretor-geral, sem conhecimento de qualquer Secretário de Estado ou Ministro? E as inspeções, o que andaram a fazer?”, questiona o socialista no seu blog Causa Nossa.

“Os funcionários públicos já gozam de importantes regalias em relação aos do setor privado (horário de trabalho, não despedimento, etc.). Se a isto somarmos outras regalias ilegais, temos privilégios a dobrar”, considera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório