Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Críticas à entrega da Carris a Lisboa marca Assembleia de Odivelas

Críticas à entrega da gestão da Carris à Câmara de Lisboa e ao sistema de transportes públicos marcaram hoje um debate sobre mobilidade e Transportes na Área Metropolitana de Lisboa (AML), organizado pela Assembleia Municipal de Odivelas.

Críticas à entrega da Carris a Lisboa marca Assembleia de Odivelas
Notícias ao Minuto

21:00 - 29/03/17 por Lusa

Política Município

Um debate sobre os transportes na Área Metropolitana de Lisboa foi um dos pontos da sessão desta tarde da Assembleia Municipal de Odivelas, na qual participou o primeiro secretário executivo da AML, Demétrio Alves, que fez uma intervenção sobre o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (RJSPTP), aprovado em junho de 2015.

Durante a sua intervenção, Demétrio Alves referiu aos deputados municipais que está a ser preparado um conjunto de propostas que serão apresentadas ao Governo em junho, entre elas a necessidade de criar um tarifário que seja "justo" e a "simplificação" do sistema, nomeadamente das coroas.

O responsável da AML defendeu ainda a necessidade de uma revisão do RJSPTP, sublinhando que "foi criado num contexto político muito especial" e que o objetivo era "desresponsabilizar o Estado" e "responsabilizar os municípios".

No mesmo sentido, os deputados municipais que intervieram durante o debate apontaram para "as debilidades do sistema de transportes" e para a "falta da existência de um plano integrado".

À exceção dos deputados do PS, todos os restantes teceram críticas à decisão do Governo de entregar a gestão da Carris à Câmara de Lisboa e da decisão, posterior, da autarquia da capital de fazer descontos para idosos e crianças do município, apelidando a situação de "festa dos descontos em ano eleitoral".

A necessidade de minimizar as "constantes perturbações" na linha azul do Metropolitano de Lisboa, que serve o concelho de Odivelas (freguesia da Pontinha), e o aumento da oferta de lugares de estacionamento foram outras das questões levantadas pelos membros da Assembleia Municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório