Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco defende investimento no Metro de Lisboa para acabar com problemas

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje investimento no Metropolitano de Lisboa para que possa servir melhor as populações da cidade e arredores.

Bloco defende investimento no Metro de Lisboa para acabar com problemas
Notícias ao Minuto

13:48 - 29/03/17 por Lusa

Política Catarina Martins

"Em Lisboa, na Amadora e em Odivelas as pessoas percebem que o metro não está a responder como devia. Hoje mesmo termos notícia de um intervalo maior na circulação das carruagens de metro, um pior serviço às populações. Aquilo que é preciso é de investimento no metro, precisamos de compreender que o metro é fundamental nas cidades e em Lisboa", afirmou Catarina Martins.

A líder do BE falava aos jornalistas à margem da visita às oficinas do Metropolitano de Lisboa, onde se reuniu com o conselho de administração da empresa e os trabalhadores, sendo acompanhada pelos deputados Heitor de Sousa, Isabel Pires e pelo eleito municipal e candidato à Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles.

Segundo Catarina Martins, o Bloco de Esquerda está a acompanhar com "muita preocupação as questões da capacidade do metro sobre o seu material circulante, sobre a sua manutenção", lembrando que este tem oficinas com capacidade de manutenção que são "exemplares no país e que deve ser valorizada".

De acordo com a deputada, o desinvestimento a que durante "anos e anos" o metro de Lisboa esteve votado "deixou acumular problemas que faz com que hoje não haja material circulante suficiente e em condições para circular".

"O que é necessário e urgente da nossa conversa com a administração é investimento. O Bloco está aqui para afirmar isso: as nossas cidades não funcionam bem sem investimento. Sem investimento o metro de Lisboa não responde às exigências da população", sublinhou.

A coordenadora do Bloco avançou aos jornalistas que a administração do Metro reconheceu "que ainda não foi capaz de compensar toda a falta de investimento de anos passados".

Catarina Martins lembrou ainda a conquista do Bloco em impedir a privatização da empresa que era intenção do PSD e CDS-PP [anterior Governo] reconhecendo que foi "a falha de investimento teve a ver com a estratégia" de privatização.

"Deixou de ser fazer investimento, deixou-se o material circulante ir envelhecendo apostou-se menos na manutenção achando que depois um privado tomaria conta do metro", frisou Catarina Martins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório