Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Antes do jogo, o trabalho. Marcelo recebe Costa em audiência

Antes do jogo da Seleção, no Funchal, há que trabalhar. Que o digam o Presidente e o primeiro-ministro. Marcelo recebe Costa em audiência para discutir "temas internacionais significativos". Mas também ouvirá o que Costa tem a dizer sobre a venda do Novo Banco.

Antes do jogo, o trabalho. Marcelo recebe Costa em audiência
Notícias ao Minuto

18:03 - 28/03/17 por Notícias Ao Minuto

Política Funchal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também está na Madeira onde irá assistir ao amigável entre Portugal e a Suécia. Antes disso, contudo, vai reunir-se com o primeiro-ministro, uma audiência onde serão discutidos, segundo o Presidente, "temas internacionais significativos".

"É importante olhar para a Europa, depois da declaração de Roma, ver o fututo imediato da Europa, olhar um pouco para as conversações que estão iminentes com o Reino Unido", disse Marcelo aos jornalistas, antes do encontro com António Costa, admitindo que a venda do Novo Banco poderá ser igualmente um tema em cima da mesa.

Interrogado sobre a polémica da alteração do nome do aeroporto da Madeira, Marcelo disse o que já havia dito antes.

"Já tive ocasião de dizer, logo à chegada, que como em tudo na vida há argumentos pró e contra, mas há mais argumentos pro do que contra. Portanto, nessa matéria - da competência dos órgãos dos governos autónomos, os órgãos de soberania mostraram aquilo que é um bom entendimento da Constituição e uma boa articulação entre a autonomia regional e a unidade nacional", salientou.

Antes, à chegada ao aeroporto, em Santa Cruz, Marcelo revelou que levava diplomas para, possivelmente, promulgar durante a visita à ilha. "E tenho alguns diplomas importantes que trouxe para eventualmente serem promulgados e referendados aqui na Madeira. Também será a primeira vez que isso acontece", anunciou.

Interrogado se o contencioso das autonomias está ultrapassado, respondeu que "a vida é feita de haver sempre um pouco de tensão", recordando que explicava aos alunos de Ciência Política que essa era um situação "normal".

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "a inteligência está em superar a tensão, evitando que ultrapasse um determinado patamar, através de acordo, convergência, de compreensão".

Os dois, Presidente da República e primeiro-ministro, vão assistir ao encontro amigável que coloca frente-a-frente Portugal e a Suécia, às 19h45 no Estádio dos Barreiros, no Funchal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório