Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Passos Coelho "nunca cumpriu uma única meta do défice"

O deputado João Galamba comentou nas redes sociais as recentes declarações do líder do PSD.

Passos Coelho "nunca cumpriu uma única meta do défice"
Notícias ao Minuto

12:49 - 26/03/17 por Inês Esparteiro Araújo

Política João Galamba

Este fim de semana Pedro Passos Coelho comentou as recentes notícias do défice ter ficado a 2,1%, o desejado pela Comissão Europeia, mas garantiu que o valor agora alcançado pelo Executivo de António Costa foi também conseguido “à custa de medidas extraordinárias”.

O socialista João Galamba não deixou passar estas declarações em branco e nas redes sociais comentou as palavras do líder do PSD.

“O mesmo Passos Coelho que, com recurso a medidas extraordinárias, algumas delas inconstitucionais, nunca cumpriu uma única meta do défice, vem dizer que o défice de 2,1% do atual Governo se deve exclusivamente a medidas extraordinárias”.

Criticando Passos por “ver quem nunca cumpriu, criticar quem mais do que cumpriu”, Galamba desmentiu tais 'verdades' e relembrou o social-democrata que o “orçamento inicial já continha medidas extraordinárias”.

“Aliás, sem medidas extraordinárias, o défice previsto era de 2,4%, não 2,2%”, explicou.

Assim, defendeu que “o total de medidas em 2016 foi 0.25% do PIB e como o défice de 2015 divulgado pelo INE foi 2,06%, se somarmos os 0,25% referidos pela Comissão Europeia, chegamos a um défice, expurgado do efeito de medidas extraordinárias, que terá ficado entre 2,3% e 2,4%”.

A semana passada foi anunciado aquilo que ninguém acreditava ser possível acontecer: Portugal fechou 2016 com a meta do défice cumprida e as perdas mais pequenas desde o 25 de abril de 1974.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório