Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Bloco reúne hoje a Mesa Nacional para discutir a Europa

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo entre convenções do partido, reúne-se hoje com a Europa como tema central, alertando que a prática autoritária europeia é incompatível com os projetos democráticos dos estados membros.

Bloco reúne hoje a Mesa Nacional para discutir a Europa
Notícias ao Minuto

06:32 - 26/03/17 por Lusa

Política Convenção

À agência Lusa, fonte oficial do partido avançou que esta reunião - que começa às 10:30, num hotel de Lisboa, estando marcada para as 17:00 a conferência de imprensa -- "acontece no fim de semana em que os líderes europeus assinalam os 60 anos do Tratado de Roma" e que a Europa será "o tema central desta reunião da direção do BE".

"O BE faz esta discussão com a convicção de que a prática autoritária do diretório europeu tem sido, e continua a ser, incompatível com os projetos de democracia dos Estados nacionais", acrescenta.

Para o partido coordenado por Catarina Martins, "a Europa dos cinco cenários de Juncker reduz-se à escolha de trocar os fundos de coesão por políticas securitárias e pelo militarismo".

O BE, de acordo com a mesma fonte, insiste que o caminho de quem quer aprofundar a política de recuperação de rendimentos "tem que passar pela reestruturação das dívidas públicas da periferia do euro, o investimento público ou o controlo dos setores estratégicos da economia".

Nesta reunião, a direção bloquista vai discutir o acolhimento em Lisboa da próxima cimeira do Plano B, plataforma de partidos e ativistas de esquerda na Europa.

A última Mesa Nacional reuniu-se a 08 de janeiro, na qual foi anunciada a conferência nacional autárquica, que decorreu a 18 de fevereiro, e em que foram definidos os conteúdos programáticos para as próximas eleições autárquicas.

Nesse último encontro do órgão máximo entre convenções também foi abordado o tema do Novo Banco uma vez que o partido se opõe a "qualquer processo" de alienação da entidade.

Na Mesa Nacional de janeiro, o BE anulou ainda a adesão de seis elementos da organização Socialismo Revolucionário que aponta como "grupo infiltrado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório