Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco rejeita fecho de balcões para "fazer o favor aos privados"

A coordenadora do BE, Catarina Martins, manifestou hoje preocupação face à possibilidade de a Caixa Geral de Depósitos (CGD) encerrar balcões em sedes de concelho, criticando as exigências da Direção-Geral de Concorrência da União Europeia.

Bloco rejeita fecho de balcões para "fazer o favor aos privados"
Notícias ao Minuto

19:09 - 22/03/17 por Lusa

Política Catarina Martins

"Vemos com preocupação que nos seja dito que ou fazemos tudo o que a DGCOM quer ou então estaremos mal. Daí não vem bons conselhos", advertiu Catarina Martins, no debate quinzenal com o primeiro-ministro no parlamento, questionando o líder do executivo, António Costa, sobre a possibilidade de a CGD sair de sedes de concelho para "fazer o favor aos privados".

Catarina Martins confrontou ainda o primeiro-ministro com os juros das obrigações perpétuas que a CGD está a emitir, afirmando que o banco público irá perder "quase cem milhões de euros por ano".

"A CGD está a emitir 930 milhões em obrigações perpétuas com juros de 10% porque é isso que está o mercado a determinar. O que quer dizer que por uma decisão da DGCOM, não do país, a CGD, banco público, vai perder quase cem milhões de euros por ano e isto não é aceitável", disse.

Catarina Martins questionou também o primeiro-ministro sobre se irá aceitar o plano de reestruturação da Caixa desenhado pela DGCOM ou se terá em conta o interesse nacional.

Na resposta, António Costa disse que o Governo negociou com a DGCOM as condições para a capitalização da CGD mas "não aceitou tudo o que a DGCOM queria" e garantiu que a "cobertura do país está assegurada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório