Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Schäuble devia ter ficado calado"

A ex-governante não poupou críticas ao ministro das Finanças alemão.

"Schäuble devia ter ficado calado"
Notícias ao Minuto

23:07 - 16/03/17 por Pedro Filipe Pina

Política Ferreira Leite

Estamos perante uma União Europeia mais preocupada com “detalhes” do que com um projeto europeu e as declarações recentes de Wolfgang Schäuble sobre Portugal - "certifiquem-se de que não precisam de resgate" - são, para Manuela Ferreira Leite, mais um exemplo desta lógica.

“Schäuble devia ter ficado calado”, afirmou no seu programa de comentário semanal na TVI24 a antiga ministra das Finanças portuguesas sobre as declarações do atual ministro das Finanças alemão.

Estas declarações, recorde-se tiveram eco em Portugal, e mereceram resposta do próprio primeiro-ministro, António Costa.

Fenómenos como o crescimento de partidos populistas e votações como a que garantiu a vitória do Brexit mostram “o quanto o projeto europeu está fragilizado”.

“Não se vê”, no entanto, “qualquer espécie de mobilização para que o projeto [europeu] se solidifique”, acrescentou Manuela Ferreira Leite.

A intervenção de Schäuble é, acredita, mais um “exemplo típico” de que “a Europa continua a estar muito interessada nos detalhes e não nas grandes orientações”.

Schäuble em particular “não está preocupado ou satisfeito com o facto de estarmos a seguir as instruções de Bruxelas”.

“É normal haver um ministro das Finanças de outro país dizer para se prepararem para um novo resgate?”, questionou ainda com ironia, dizendo que é “totalmente desajustado”.

“Não é um elemento de confiança, não é de incentivo, é só deslocado do que se está a passar porque, melhor ou pior, cumprimos os objetivos”, acrescentou, fazendo ainda uma referência à expressão de Juan Carlos que se popularizou quando disse a Hugo Chávez “por qué no te callas?”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório