Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

As touradas e a política: "Ser-se aficionado não é popular, não dá votos"

A associação Animal, defensora dos direitos dos animais, saúda "afastamento pessoal" de António Costa das touradas.

As touradas e a política: "Ser-se aficionado não é popular, não dá votos"
Notícias ao Minuto

12:26 - 12/03/17 por Notícias Ao Minuto

Política Redes Sociais

A associação Animal dedicou um post na sua página de Facebook à posição de António Costa sobre as touradas, antes e depois de se ter tornado primeiro-ministro.

Ilustrando a publicação, duas imagens: uma de António Costa ainda enquanto autarca, a condecorar um forcado, outra já na pele de primeiro-ministro a discursar no Parlamento, onde sublinha não ser aficionado e apreciador de touradas.

"No passado, (...) assistia a touradas no Campo Pequeno e embora sempre tenha sido muito discreto a respeito, não nos parece que alguma vez tenha rejeitado os ditos convites. Poder-se-á dizer que eram obrigações que tinha como autarca, mas, como bem sabemos, isso não é uma desculpa" , lê-se na publicação.

No presente, continua a associação, o primeiro-ministro "puxa ele próprio o assunto a título de exemplo sobre a autonomia das autarquias, e refere que não só não é aficionado, mas que também não aprecia o espectáculo".

Analisando os dois factos, a Animal vê com bons olhos o atual António Costa e conclui que é "cada vez mais impopular ser a favor das touradas"."Membros da classe política que dizem pautar-se por valores de modernidade e evolução ética já têm o cuidado de (mesmo que não o sintam assim) de se posicionarem longe de um espectáculo tão polémico e obsoleto", considera a Animal, frisando que ninguém quer ficar associado a uma atividade de "entretenimento cruel e sem significado".

"Associado a este afastamento 'pessoal' vem um discurso de tolerância que fica sempre bem", assinala ainda a publicação. Contudo, o que mais importa para a associação é "mesmo o avanço civilizacional que cada vez se nota mais"

"Não é 'fixe' ser-se aficionado, não é popular, não dá votos. Pelo contrário, é retrógrado e feio. Avançamos", lê-se por fim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório