Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

PSD disponível para "aperfeiçoar a supervisão" do sistema bancário

O PSD manifestou hoje abertura para discutir e "aperfeiçoar a supervisão" do sistema bancário, mas alertou tem as "maiores reservas" sobre "a autonomização do poder de resolução".

PSD disponível para "aperfeiçoar a supervisão" do sistema bancário
Notícias ao Minuto

18:33 - 09/03/17 por Lusa

Política Leitão Amaro

A posição dos sociais-democratas foi expressa pelo deputado António Leitão Amaro na interpelação do CDS sobre supervisão bancária, no parlamento, e em que foram discutidas propostas dos centristas e do Governo.

Segundo Leitão Amaro, as mudanças devem cumprir "três premissas", a começar pela "preservação e reforço da independência" das instituições de supervisão.

"É fundamental para evitar a captura do sistema financeiro por práticas destrutivas que já vimos no passado e não permitir que os bancos sejam meios de influência política", disse.

As alterações "não podem permitir uma fragmentação da ainda escassa capacidade instalada e massa critica nos reguladores nacionais" nem "causar tão elevados custos de transição que perturbariam a estabilização do sistema financeiro", acrescentou.

Por outro lado, o deputado do PSD manifestou "as maiores reservas quanto à autonomização do poder de resolução".

Na interpelação de hoje, estiveram em debate várias propostas do CDS e o ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou uma reforma da supervisão financeira com a criação de uma nova entidade que ficará com a responsabilidade da supervisão macroprudencial e ainda será autoridade de resolução bancária, retirando essa competência do Banco de Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório