Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Juncker surpreendeu no método mas deixou implícita preferência clara"

O líder dos socialistas portugueses no Parlamento Europeu (PE), Carlos Zorrinho disse hoje que o presidente da Comissão Europeia deixou implícita uma preferência por um "caminho de aprofundamento do projeto europeu", apesar de ter "surpreendido no método".

"Juncker surpreendeu no método mas deixou implícita preferência clara"
Notícias ao Minuto

15:33 - 01/03/17 por Lusa

Política Carlos Zorrinho

"Jean-Claude Juncker surpreendeu no método, mas as suas palavras deixaram implícita uma preferência clara por um caminho de aprofundamento do projeto europeu, com ambição e cooperação, dando resposta aos desafios da globalização, à estagnação económica, às insuficiências da moeda única e aos problemas sociais que têm assolado o projeto europeu", considerou Zorrinho, numa reação ao Livro Branco para o futuro da União Europeia a 27, hoje apresentado no PE.

O eurodeputado adiantou ainda que "no processo de debate que agora se inicia, a delegação portuguesa do PS no PE não hesitará em lutar de forma determinada por um avanço conjunto do projeto europeu, incluindo a conclusão da União Económica e Monetária, a promoção da Segurança e da Defesa comum, o reforço dos recursos próprios e o desenvolvimento do Pilar Social".

O presidente da Comissão Europeia propôs hoje cinco cenários para o debate sobre o futuro da UE, sendo o primeiro o de Assegurar a continuidade do trabalho feito até aqui.

No segundo cenário, a UE restringe-se ao mercado único, enquanto no terceiro se propõe que faça mais os Estados-membros que querem fazer mais.

O quarto cenário, a UE irá fazer menos, mas com maior eficiência e o quinto resume-se no lema fazer muito mais, todos juntos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório