Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PAN leva a votos opção vegetariana obrigatória em cantinas públicas

PAN acredita que a proposta pode reunir uma maioria consensual no Parlamento.

PAN leva a votos opção vegetariana obrigatória em cantinas públicas
Notícias ao Minuto

12:30 - 27/02/17 por Pedro Filipe Pina

Política Projeto de lei

Cantinas de hospitais, universidades e escolas públicas, mas também de estabelecimentos prisionais poderão vir a ter direito a uma opção vegetariana diária obrigatória.

A proposta faz parte de um projeto-lei que o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai levar até ao Parlamento esta semana. Na próxima quarta-feira, dia 1, será votado na Comissão de Agricultura e Mar o texto final da lei. A votação global final em plenário deverá ocorrer já na sexta-feira.

Em comunicado, o PAN assume que a proposta pode reunir uma maioria consensual no Parlamento. O argumento para a proposta é também claro: maior liberdade de escolha na alimentação.

“Esta mudança representa a vontade de muitos portugueses que, por opção ou necessidade, seguem regimes de alimentação que diferem da norma, nomeadamente uma alimentação vegetariana”, destaca o PAN num comunicado em que lembra também a petição que recolheu 15 mil assinaturas, que foi discutida em plenário em junho do ano passado e que defendia precisamente a obrigatoriedade da opção vegetariana.

Sendo aprovada, no futuro as cantinas e refeitórios de entidades públicas passarão a ter, obrigatória e diariamente, a opção vegetariana. Nos casos em que não haja habitualmente procura, por forma a evitar o desperdício alimentar, o projeto-lei assume que pode ser instituído um regime de inscrição prévia para quem pretender prato vegetariano. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório