Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Bloco "é solidário" com os que querem "uma democracia em Angola"

Estremoz, Évora, 25 fev - A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou hoje que o seu partido "é solidário" com aqueles que querem "uma democracia em Angola" e defendem para aquele país "uma separação do poder político e do judicial".

Bloco "é solidário" com os que querem "uma democracia em Angola"
Notícias ao Minuto

14:50 - 25/02/17 por Lusa

Política Catarina Martins

"Portugal é uma democracia, um Estado de direito, em que há separação entre o poder judicial e o poder político. Se em Angola isto não é claro, é um problema sobretudo para o povo angolano", disse Catarina Martins.

A líder do Bloco de Esquerda falava aos jornalistas em Estremoz, distrito de Évora, durante uma visita ao mercado da cidade, acompanhada pelo deputado do BE, Jorge Falcato.

"Nenhum interesse de negócios pode levar a que Portugal ceda na prossecução da justiça e na independência do poder judicial em relação ao político".

O Governo angolano classificou na sexta-feira como "inamistosa e despropositada" a forma como as autoridades portuguesas divulgaram a acusação do Ministério Público de Portugal ao vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, e alertou que essa acusação ameaça as relações bilaterais.

A posição surge numa nota do Ministério das Relações Exteriores de Angola, distribuída na sexta-feira, protestando veementemente contra as referidas acusações, "cujo aproveitamento tem sido feito por forças interessadas em perturbar ou mesmo destruir as relações amistosas existentes entre os dois Estados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório