Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Deputado abandona Parlamento para candidatar-se como independente

O deputado socialista Domingos Pereira anunciou hoje que, "num futuro muito próximo", vai renunciar ao lugar que ocupa na Assembleia da República para se poder dedicar, "a 100 por cento", à sua candidatura independente à Câmara de Barcelos.

Deputado abandona Parlamento para candidatar-se como independente
Notícias ao Minuto

14:15 - 20/02/17 por Lusa

Política Barcelos

Em conferência de imprensa, Domingos Pereira acrescentou que a partir de hoje está desvinculado do PS.

A Concelhia de Barcelos tinha escolhido, por mais de 90 por cento dos votos, Domingos Pereira para liderar a candidatura à Câmara, mas, entretanto, os órgãos nacionais do partido avocaram o processo e impuseram o nome de Miguel Costa Gomes, o atual presidente da Câmara.

Domingos Pereira disse que não se sente responsável por esta dupla candidatura saída do seio socialista nem pela previsível dispersão dos votos, eventualmente beneficiando outros partidos.

"Não fui eu que criei este cenário, estou aqui em representação dos órgãos concelhios do PS e por respeito às pessoas que votaram a minha candidatura à Câmara de Barcelos", referiu.

A escolha de Domingos Pereira pelos órgãos concelhios do PS ocorreu antes do congresso nacional do partido em que foi aprovada a diretiva de permitir a recandidatura nas eleições autárquicas de 2017 de todos os presidentes de câmara socialistas em condições legais de o fazerem.

Nesta situação encontra-se Miguel Costa Gomes, atual presidente da Câmara de Barcelos.

Perante esta situação, a direção nacional do partido avocou o processo autárquico de Barcelos e impôs o nome de Costa Gomes.

De imediato, Domingos Pereira demitiu-se da Comissão Política Nacional do PS, de presidente da Concelhia do PS e de presidente da Mesa da Comissão Política da Federação de Braga deste partido.

Agora, prepara-se para abandonar o lugar de deputado na Assembleia da República, uma atitude que hoje classificou como "um sinal de desprendimento" e como "um contributo para a credibilização da política".

"Depois de assumir a candidatura à Câmara, teria de ficar a 100 por cento nessa candidatura. Os barcelenses não iriam perceber muito bem que fosse candidato e continuasse deputado", acrescentou Domingos Pereira.

Disse ainda que teve convites para ser o candidato de outros partidos "sem grande representação no concelho", mas preferiu optar por uma candidatura independente, aberta a "todo o espetro político".

"Não há lutas contra ninguém, não é uma candidatura revanchista", sublinhou.

Domingos Pereira foi o número dois do executivo socialista nos dois últimos mandatos.

Em maio de 2016, o presidente da Câmara, Costa Gomes, retirou os pelouros, alegando "deslealdade".

Na mesma altura, outros três vereadores do PS - Alexandre Maciel, Carlos Brito e Elisa Braga - renunciaram aos pelouros que detinham, em solidariedade com Domingos Pereira.

Entretanto, Alexandre Maciel e Carlos Brito foram integrados na comissão técnica eleitoral da candidatura de Costa Gomes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório