Benoît Hamon vem a Lisboa "estudar" Geringonça

Candidato francês vem a Lisboa 'ver para crer' a solução governativa portuguesa.

© Reuters
Política França

Na sua primeira viagem internacional como candidato às presidenciais francesas, Benoît Hamon visita Portugal para "estudar" a solução governativa inédita arranjada por António Costa, a 'Geringonça' aquilo a que os franceses chamam 'brinquebalante'.

PUB

O jornal francês Le Libération, a propósito da visita do político francês, que decorre entre esta sexta-feira e sábado, descreve Portugal como "um país governado por uma aliança histórica e inédita entre socialistas, comunistas e a esquerda radical".

Mais: "Um governo que livrou os seus cidadãos da austeridade e que aplica o seu programa letra a letra, ao mesmo tempo que reduz o défice e a dívida".

O jornal considera ainda Portugal "um membro da União Europeia sob vigilância por Bruxelas que está a fazer um bom trabalho no que toca à gestão das finanças públicas".

A visita de Benoît Hamon será de 36 horas. Vai encontrar-se com o primeiro-ministro, António Costa, e com a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

Além dos encontros com Costa e com o Bloco de Esquerda, o francês deverá reunir-se também com sindicatos, visitar o liceu francês e estabelecer contatos com empresários.

Serve também a vinda a Portugal para analisar a despenalização do consumo de drogas leves, testada em Portugal desde 2001, sendo ele próprio defensor da legalização da canábis, embora com algum controlo.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a saber todas as novidades de Politica

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser