Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Bloco vai propor medidas para repor oferta de transportes em Aveiro

O Bloco de Esquerda (BE) de Aveiro anunciou hoje que vai propor na Assembleia Municipal "medidas urgentes" para repor a oferta de transportes públicos no concelho.

Bloco vai propor medidas para repor oferta de transportes em Aveiro
Notícias ao Minuto

14:46 - 09/02/17 por Lusa

Política Assembleia Municipal

A proposta do BE vai no sentido de "repor todas as carreiras, linhas, horários e paragens existentes antes de 01 de janeiro de 2017", data em que teve início a concessão ao grupo Transdev.

Pretende-se ainda "anular o aumento de preços dos bilhetes e passes" e "colocar em todas as paragens os horários atualizados, procedendo também à devida identificação de todas as paragens do município".

A proposta de recomendação sublinha que a 01 de janeiro "o número de carreiras e de horários foi drasticamente reduzido e o percurso de várias linhas foi unificado, resultando em percursos mais demorados e autocarros completamente cheios, levando várias pessoas a abandonar o uso dos transportes públicos".

Por outro lado, o BE diz os preços aumentaram, "nomeadamente com a criação de zonas e, de forma generalizada, o bilhete único aumentou", sendo que, "na linha 02 (de Cacia) o passe aumentou de 27 para 38 euros".

"É necessária uma análise profunda dos transportes públicos em Aveiro de forma a aumentar a sua qualidade e oferta, indo ao encontro das necessidades da população e de forma a criar uma cultura de utilização dos mesmos", sublinham os bloquistas, cuja líder, Catarina Martins, viajou segunda-feira naqueles transportes.

Hoje mesmo, o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, reafirmou à Lusa que "durante a primeira quinzena" deste mês será feita a "avaliação e definição das alterações" a introduzir no serviço de transportes que está a ser prestado, e "na segunda quinzena será feita a preparação e comunicação" das mudanças que se demonstrarem necessárias, as quais irão entrar em vigor a partir do dia 01 de março.

Entretanto, referiu o autarca, fruto do trabalho conjunto com o concessionário, foram já resolvidas algumas deficiências detetadas, mediante ajustamentos pontuais, para melhorar o serviço prestado à população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório