Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Descontos nos passes discriminam o resto da área metropolitana, diz PCP

A direção da organização regional de Lisboa (DORL) do PCP defendeu hoje que os descontos na rodoviária Carris, "decretados pelo Governo" e aplicados na capital aos idosos e às crianças até 12 anos, discrimina o resto da área metropolitana.

Descontos nos passes discriminam o resto da área metropolitana, diz PCP
Notícias ao Minuto

17:31 - 01/02/17 por Lusa

Política Carris

"Da mesma forma, não se compreende que uma criança de 10 anos de Queluz ou Algés tenha que pagar o passe até chegar a Lisboa e o governo só lhe garanta um passe para a cidade de Lisboa", acrescenta.

A DORL do PCP refere também que "esta discriminação é realizada para dar a entender que isso acontece devido à municipalização da Carris e à política praticada por essa gestão municipal", o que é "completamente falso".

"Os descontos foram decretados pelo Governo, são praticados em empresas tuteladas pelo Governo (o Metro pelo Ministério do Ambiente e a CP pelo Ministério das Infraestruturas) e são pagos (totalmente ou pelo menos na parte relativa a estas empresas) pelo Orçamento de Estado, pelo que deveriam abranger todos os maiores de 65 e os menores de 12 anos", sustenta esta direção regional.

Para os comunistas, "é inaceitável que, para tentar favorecer a campanha eleitoral do candidato do PS a Lisboa, o Governo pratique este tipo de discriminações contra as outras autarquias e contra as populações dos restantes municípios".

"Para a cidade de Lisboa, este tipo de política, assente em medidas casuísticas e pensadas para campanhas eleitorais explicam que, quase ano e meio depois de este governo tomar posse, se continuem a multiplicar as promessas e continue a crescer o caos nos transportes públicos da cidade e da região", adianta a DORL do PCP.

Este organismo comunista exige, por isso, "o alargamento a todo o país do desconto de 60% para todos a partir dos 65 anos, repondo a situação existente até agosto de 2011", assim como "o alargamento da gratuitidade para os menores de 12 anos a todos os transportes públicos".

Solicita, ainda, "o alargamento do passe social intermodal a toda a região, todos os operadores e todas as carreiras, pela qual o PCP tem lutado, avançando para uma efetiva política de promoção da mobilidade e dos transportes públicos" e "seriedade no tratamento destas questões".

A Câmara de Lisboa assumiu hoje a gestão da rodoviária - 41 anos depois de a ter 'perdido' para o Estado -, num processo que gerou alguma polémica, após o PCP ter pedido a sua apreciação parlamentar.

Nos próximos três anos, a autarquia tenciona, além dos descontos que já entraram em vigor, adquirir 250 novos autocarros, fazer um investimento de 60 milhões de euros, contratar 220 motoristas e criar 21 novas linhas, que fazem parte da nova "Rede de Bairros" e pretendem servir deslocações do dia-a-dia nas freguesias lisboetas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório