Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento discute e vota redução do PEC a 17 fevereiro

A Assembleia da República vai discutir e votar a proposta de lei do Governo socialista de redução do Pagamento Especial por Conta (PEC) a 17 de fevereiro, enquanto o próximo debate com o primeiro-ministro será a 22.

Parlamento discute e vota redução do PEC a 17 fevereiro
Notícias ao Minuto

13:57 - 01/02/17 por Lusa

Política Assembleia da República

A decisão foi tomada na conferência de líderes parlamentares sobre o diploma do executivo relativo aos impostos adiantados (PEC), que substituiu a polémica redução da Taxa Social Única (TSU), a contribuição para a Segurança Social de cada empregador por cada trabalhador.

O Governo tinha decretado a baixa da TSU em 1,25 pontos percentuais em 2017 como compensação pela subida do Salário Mínimo Nacional para 557 euros, após acordo em concertação social, mas BE e PCP requereram a sua apreciação parlamentar e a iniciativa acabou revogada com os votos do PSD.

O executivo socialista optou por apresentar a medida do PEC, com a qual bloquistas, comunistas e ecologistas já concordaram, sob a forma de proposta de lei.

A medida visa uma redução de 100 euros no PEC para todas as empresas sujeitas ao seu pagamento já a partir de março e até 01 de janeiro de 2019 e de mais 12,5% do remanescente da coleta paga por cada empresa.

Também a 17 de fevereiro, o Partido Ecologista "Os Verdes" vai apresentar à discussão em plenário o seu projeto de lei para impedir a importação de energia de origem nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório