Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Com eleição de Trump, partidos radicais na Europa podem sofrer um revés"

Há uma lição a tirar com a eleição de Trump para presidente dos EUA. E os ‘alunos’ são os europeus.

"Com eleição de Trump, partidos radicais na Europa podem sofrer um revés"
Notícias ao Minuto

10:00 - 31/01/17 por Goreti Pera

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge está convicto de que “os primeiros dias de Donald Trump na presidência dos EUA revelam a triste confirmação e as piores previsões”. No entanto, e apesar de o recém-eleito presidente ter "muito poder", "não vai fazer o que quer e o desgaste a que vai estar sujeito terá repercussões na sua liderança”.

O fundador do Clube dos Pensadores sustenta esta perceção com base nas inúmeras manifestações e críticas que têm sido proferidas contra Donald Trump, oriundas, em grande parte, de personalidades com a capacidade de moldar parte da sociedade.

A petição (com mais de um milhão de assinaturas) criada no Reino Unido contra o convite que lhe foi endereçado pela primeira-ministra, Theresa May, e as farpas lançadas por atores de Hollywood são provas de que "esta guerrilha política tem repercussão na proteção dos direitos e liberdades do povo".

“Há muitas forças que vão procurar limitá-lo ao máximo e vai ter muitos obstáculos a começar pela opinião pública americana”, vaticina Joaquim Jorge, convicto de que “há promessas de Trump que violam a Constituição e as leis” e de que “os EUA não podem ser governados como uma empresa”.

Em todo o caso, aponta o biólogo, há um aspeto menos negativo que pode ser ressalvado, se se encarar a eleição do republicano como uma lição. “Se calhar é bom que uma figura como a de Donald Trump tenha ascendido ao poder nos EUA, porque pode ser um exemplo a não seguir na Europa”.

Com este exemplo, garante Joaquim Jorge, “num futuro próximo, vai haver eleições na Alemanha, França e Itália e os partidos radicais podem sofrer um revés”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório