Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PSD/Madeira reúne-se em congresso com Passos na sessão de abertura

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, marca hoje presença, no Funchal, na sessão de abertura do XVI congresso regional dos sociais-democratas madeirenses que vai reconfirmar a liderança de Miguel Albuquerque.

PSD/Madeira reúne-se em congresso com Passos na sessão de abertura
Notícias ao Minuto

06:09 - 21/01/17 por Lusa

Política Reunião

Albuquerque venceu, sem qualquer opositor, as eleições internas que se realizaram a 09 de dezembro de 2016, nas quais foi reeleito com 98,2% dos votos (2.850) dos 2.901 militantes em exerceram o seu direito de escolha.

Em declarações à agência Lusa, o líder regional do PSD, que substituiu Alberto João Jardim na presidência do partido na região e no governo madeirense, apontou que as eleições autárquicas e a revisão do Estatuto Político-Administrativo da Madeira serão os dois "desafios" em debate neste congresso dos sociais-democratas insulares.

O responsável apontou que o principal objetivo é recuperar os sete dos onze municípios que o partido perdeu nas últimas eleições de 2013, num ato eleitoral em que o partido, então liderado por Alberto João Jardim, obteve o seu pior resultado de sempre (34,81%).

Este congresso, que conta com a participação dos 450 delegados eleitos que vão escolher pela primeira vez os elementos do Conselho Regional do PSD/M através do método de Hondt, realiza-se no Centro de Congressos da Madeira.

Uma outra alteração é a duração, mais reduzida do que o habitual, iniciando-se às 15:00 de hoje e tem a sessão de encerramento agendada para a mesma hora de domingo.

De acordo com o programa divulgado, os trabalhos começam com a posse da Comissão Política Regional e do Secretariado eleitos, seguindo-se as intervenções dos líderes nacional e regional do partido, Pedro Passos Coelho e Miguel Albuquerque, respetivamente.

Depois acontece a apresentação da moção de estratégia global, intitulada "Proximidade, Confiança, Desenvolvimento", na qual Miguel Albuquerque anunciará os objetivos a prosseguir até final do mandato em 2019, das propostas temáticas setoriais e de alteração estatutárias.

O prazo para a entrega de candidaturas aos órgãos regionais (Mesa, Conselho Regional e de Jurisdição) termina às 18:00, que serão eleitos após a retomada dos trabalhos na manhã de domingo. A sessão de encerramento decorre pelas 15:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório