Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Trump "vai ser a coisa mais perigosa que já aconteceu ao mundo"

Miguel Sousa Tavares comentou o discurso do Presidente dos EUA e fez algumas previsões para o futuro imediato.

Trump "vai ser a coisa mais perigosa que já aconteceu ao mundo"
Notícias ao Minuto

21:15 - 20/01/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares esteve esta noite de sexta-feira no Jornal da Noite da SIC, onde analisou o discurso feito por Donald Trump na sua tomada de posse como 45.º Presidente dos Estados Unidos.

O comentador começou por dedicar um elogio ao republicano, indicando que foi um discurso “coerente”.

“Continua em campanha eleitoral, disse o mesmo que tinha dito na campanha eleitoral. Ele é sincero naquilo que diz, as suas ideias, - não lhes chamaria ideias são slogans -, ele acredita mesmo nisso e isso é que particularmente perigoso”, acrescentou.

De resto, Sousa Tavares descreveu o discurso como “sinistro” e “assustador”, falando num “perigo claro e iminente”.

“Ele [Trump] vai ser a coisa mais perigosa que já aconteceu aos Estados Unidos e como os Estados Unidos são a potência maior do mundo, [vai ser a coisa mais perigosa] para o mundo, não tenho nenhuma dúvida sobre isso”, vaticinou o escritor.

Miguel Sousa Tavares apontou também que Trump descreveu, durante o discurso, “uma América em ruínas”, uma afirmação que é “contra a verdade”. “Tomara a algum país da Europa estar na situação económica que estão os Estados Unidos”, adiantou, aclarando que a afirmação serve o propósito de ofender Barack Obama.

“Ele é de tal maneira egocentrado [sic] que toma-se pelo Messias. ‘Eu vou por a América a crescer e a ganhar como nunca antes’… Ele esquece-se dos 44 presidentes que o antecederam, ele não se limita a ofender o último presidente, ofende todos”, adianta.

O comentador prevê, porém, que o Presidente recém-empossado vai subir a sua taxa de popularidade interna nos próximos tempos e prevê uma melhoria na situação económica dos Estados Unidos.

“A curto prazo ou a médio prazo, a partir daí vai ser um caos total porque vai haver retaliação. A China vai ter que retaliar, a Europa vai ter que retaliar e ele vai perder o controlo disso. Não há milagres, e mesmo que Deus o tenha elegido, alguém que consegue aliar tamanha ignorância a tamanha arrogância não pode desempenhar um bom papel”, terminou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório