Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

CDU/Porto apresenta-se como "alternativa" e com "projeto próprio"

O dirigente do PCP Jaime Toga, da comissão política do Comité Central, afirmou hoje no Porto que a CDU se vai apresentar às eleições autárquicas deste ano no distrito como "força alternativa, portadora de um projeto próprio".

CDU/Porto apresenta-se como "alternativa" e com "projeto próprio"
Notícias ao Minuto

23:15 - 14/01/17 por Lusa

Política Autárquicas

"A afirmação do projeto autárquico da CDU, como grande força no poder local, constitui eixo prioritário de intervenção política para as eleições autárquicas. Estas eleições serão uma oportunidade para, pelo reforço da CDU, ver confirmada a confiança e reconhecimento das populações pelo seu percurso de trabalho, honestidade e competência, afirmar e valorizar o poder local democrático e defender as populações e os seus direitos", disse.

Jaime Toga, que falava no encerramento do Encontro Distrital da CDU/Porto, afirmou que o principal objetivo para as próximas eleições será "concorrer no âmbito da CDU, sob o lema 'Trabalho, Honestidade e Competência', a todos os órgãos municipais e ao maior número possível de freguesias, a par do reforço da votação e do número de eleitos".

"No quadro do desenvolvimento do nosso trabalho, deve ser intensificada a realização de reuniões que envolvam ativistas, apoiantes e candidatos em anteriores atos eleitorais para discutir a situação do concelho/freguesia e prioridades de intervenção, numa linha de dinamização e alargamento unitário que deverá ter a sua primeira expressão em cada concelho até ao final de fevereiro", defendeu o dirigente comunista.

Segundo Jaime Toga, "a ligação às populações e aos seus problemas deve, a par do contacto permanente com instituições e coletividades, ser reforçada numa perspetiva de identificação das aspirações e anseios, envolvimento e mobilização para a luta, em articulação com a ação institucional dos nossos eleitos".

Lembrou que o projeto e o trabalho da CDU "distingue-se de todos os outros pela defesa dos serviços públicos e combate às privatizações", pela defesa da "autonomia do Poder Local Democrático" e do "emprego público e do trabalho com direitos".

"Respondendo às especificidades e às necessidades de cada concelho e de freguesia", os programas autárquicos no distrito do Porto "devem procurar responder a prioridades convergentes com o projeto autárquico da CDU", disse.

Entre as prioridades elencadas, consta "a defesa de políticas nacionais e locais que apoiem a produção, a criação de empregos com direitos, que estimulem as PME, incentivem o comércio local, promovam o aproveitamento sustentado dos diversificados recursos regionais e locais, exigindo também a concretização de investimentos públicos há muito anunciados para a região e uma maior dotação de verbas provenientes de fundos comunitários para as autarquias".

A CDU pretende, também, trabalhar na "defesa dos serviços públicos com envolvimento dos utentes, combatendo a sua degradação, o seu encerramento ou privatização direta ou indireta, valorizando o seu papel ao serviço das populações".

Outra das prioridades dos comunistas é "a defesa da mobilidade das populações com transportes públicos de qualidade (...), pugnando para que a STCP volte a ser empresa pública com gestão central, mantendo as indemnizações compensatórias necessárias para garantir tarifas sociais, incluindo o Andante em toda a Área Metropolitana do Porto, com redução de preços para pessoas reformadas, maiores de 65 anos, crianças e jovens, estudantes e pessoas com deficiência".

"Promover a defesa do ambiente e da qualidade de vida no quadro das competências autárquicas, como a água, redes de saneamento e resíduos sólidos urbanos, garantindo preços justos aos munícipes" e "pugnar pela recuperação do parque habitacional, particularmente nos grandes centros urbanos e pela criação de programas integrados para a superação das necessidades de habitação social, em articulação com a Administração Central" são outras prioridades da CDU.

Nas últimas eleições autárquicas, no distrito do Porto, a CDU contou 153 eleitos (5 vereadores, 30 eleitos em assembleias municipais, 2 presidentes de junta e outros 14 membros de executivos de junta de freguesia, além de 102 eleitos em assembleia de freguesia).

A CDU exerce responsabilidades executivas, em minoria, na Câmara de Matosinhos (responsabilidade dos transportes e mobilidade) e nas freguesias de Ermesinde (Valongo), São Cosme/Jovim/Valbom (Gondomar), Cête (Paredes), Roriz (Santo Tirso) e Senhora da Hora/São Mamede de Infesta (Matosinhos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório