Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Soares: O legado de "amor às causas", o tributo de "viver" pelo que lutou

Mário Soares foi hoje recordado no programa de comentário de Santana Lopes e António Vitorino.

Soares: O legado de "amor às causas", o tributo de "viver" pelo que lutou
Notícias ao Minuto

22:47 - 10/01/17 por Pedro Filipe Pina

Política Santana/Vitorino

No dia em que os restos mortais de Mário Soares foram enterrados no cemitério dos Prazeres, em Lisboa, num funeral com honras de Estado, o histórico socialista foi o tema central no espaço de comentário que António Vitorino e Santana Lopes partilham na antena da SIC Notícias.

Questionado sobre como fazer perdurar a memória de Mário Soares, o social-democrata Santana Lopes lembrou que “é natural que nos livros escolares se estude o papel das principais figuras desta República” e “que os pais e os avós saibam falar do seu exemplo e transmiti-lo pedagogicamente aos seus descendentes”.

Mas, acima de tudo, é importante “acreditar que o exemplo que é dado, que o que [Mário Soares] praticou, consiga ganhar na consciência nacional um traço de durabilidade que só o pensar e o sentir das mulheres e dos homens o ditará”

“Estou convencido de que, sendo Mário Soares um dos nomes grandes deste regime, é natural que a sua memória perdure”. Ciente de que “a História não se escreve logo” e que “é preciso passar tempo”, Santana Lopes refere que Mário Soares “é um grande nome a quem todos devemos a gratidão de uma luta, de um combate, de uma convicção permanente e de um amor às causas em que acreditava”.

Já o socialista António Vitorino salientou que “o legado de Mário Soares assenta numa trilogia: a liberdade, a democracia pluralista e a vocação europeia de Portugal”, valores que o acompanharam antes e depois do 25 de Abril e que, “graças à Revolução dos Cravos, se tornaram valores identitários da democracia portuguesa”.

“Nesse sentido”, acrescentou, “não é preciso prestar homenagem específica a Mário Soares. Viver a liberdade, viver a democracia em tolerância e acreditar que o destino de Portugal é europeu, com todas as dificuldades que esse destino hoje passa, é a melhor maneira de manter vivo o legado de Mário Soares”.

Tal, acredita ainda, seria “a melhor homenagem que um povo pode prestar” a Mário Soares pois são valores “pelos quais sempre se bateu”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório