Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"O que Soares fez por mim também o fez pelos adversários políticos"

Depois de ter estado presente no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, para prestar homenagem a Mário Soares, José Sócrates seguiu para os estúdios da TVI onde se debruçou sobre a vida do histórico socialista.

"O que Soares fez por mim também o fez pelos adversários políticos"
Notícias ao Minuto

22:00 - 09/01/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política José Sócrates

José Sócrates disse no ‘Jornal das 8’ da TVI que se inscreveu no PS para fazer oposição a Mário Soares. À época a cisão dentro do partido devia-se ao general Ramalho Eanes que o fundador do PS dizia que o partido não devia apoiar nas presidenciais.

“Uns anos depois vim a dar-lhe razão por não querer apoiar o general Ramalho Eanes e lutar pela desmilitarização do regime”, confessou o antigo primeiro-ministro.

O principal arguido da Operação Marquês relembrou as visitas que recebeu de Mário Soares quando esteve preso em Évora e garantiu que o antigo Presidente da República teria feito o mesmo por outra pessoa.

“O que ele fez por mim faria por qualquer outro nas mesmas circunstâncias e também o fez pelos adversários políticos. Quando os adversários corriam risco de exclusão, ele defendeu-os antes e depois do 25 de Abril”, referiu, acrescentando que Mário Soares tinha um “sentido de democracia baseado na diversidade e pluralidade”.

Nesta senda, José Sócrates foi perentório ao dizer que o histórico socialista deixa uma “cultura de liderança no PS que é de coragem e desprendimento pelo resultado e pelo cálculo”.

“Ele gostava do risco e da incerteza. Fazia política com alegria, sem nunca ver a política como um sacrifício”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório