Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"Nas grandes questões teremos estado, senão juntos, muito próximos"

O general Ramalho Eanes fez questão de prestar um tributo a Mário Soares no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

"Nas grandes questões teremos estado, senão juntos, muito próximos"
Notícias ao Minuto

18:37 - 09/01/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política Ramalho Eanes

O corpo de Mário Soares está, esta segunda-feira, na Sala dos Azulejos do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, para que todos os cidadãos se possam despedir daquele que é considerado o “pai da democracia”.

Ramalho Eanes, à semelhança de dezenas de personalidades políticas nacionais, marcou presença e numa breve declaração aos jornalistas disse que se tinha dirigido a Belém para “homenagear este homem que se empenhou na luta política e que é um coautor relevante dos mais vastos acontecimentos políticos do Portugal contemporâneo”.

Entre esses momentos, o também antigo Presidente da República destacou a “transição e a consolidação da democracia aberta, moderna e pluralista”.

“Referir também a entrada na então CEE que foi um momento em que optámos por uma via de futuro que trouxe ao país parte da modernidade que hoje tem e usufruiu”, acrescentou.

Antes de concluir, Ramalho Eanes lembrou ainda que Mário Soares foi “coautor no estabelecimento do Estado Providência que deu aos portugueses a igualdade que torna todos os homens dignos e lhes garante segurança nas situações mais difíceis que a vida muitas vezes nos traz”.

“Estive aqui para homenagear este homem. Nas grandes questões relacionadas com o interesse comum teremos estado, senão juntos, pelo menos muito próximos”, finalizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório