Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Soares ganhou o carisma de combatente e encarnou o da reconciliação"

José Sócrates também já prestou homenagem a Mário Soares, cujo corpo está a ser velado na Sala dos Azulejos no Mosteiros do Jerónimos em Lisboa.

"Soares ganhou o carisma de combatente e encarnou o da reconciliação"
Notícias ao Minuto

18:01 - 09/01/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política José Sócrates

O antigo primeiro-ministro, e arguido na Operação Marquês, esteve hoje no Mosteiro dos Jerónimos para prestar homenagem a Mário Soares.

José Sócrates considera que a “biografia política de Mário Soares vive para a História e não para o momento” e, nessa senda, descreve o antigo Presidente da República como “o político carismático do século XX” que “nunca quis agradar a todos” e que “nunca fez carreira política na base do cálculo, mas na base do que acreditava”.

“Soares foi o político que se bateu contra a ditadura e aí ganhou o carisma de combatente e foi capaz, depois do 25 de abril, de ter encarnado o carisma da reconciliação”, disse Sócrates, sublinhando que Soares teve uma “vida cheia, plena e realizada”.

Por esta razão, ao “olhar para trás o que podemos é celebrar e honrar a memória de um homem absolutamente extraordinário na política”.

José Sócrates não esqueceu que o fundador do PS esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis, nomeadamente nos meses que passou na prisão de Évora.

“Foi um grande companheiro político e amigo. Não gosto de falar dos meus sentimentos, mas imaginam o que significou para mim a amizade presente dele. Tenho um carinho e um amor fraternal que ficará para sempre no meu coração”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório