O presidente da mesa da assembleia geral da distrital de Portalegre do PSD, Cristóvão Crespo, explicou que, apesar de não haver, até hoje, nenhuma formalização oficial de candidatura, Armando Varela e Filipe Serrote "estão a tratar do processo burocrático" para se apresentarem às eleições marcadas para sábado.
Contactado pela Lusa, o presidente da distrital social-democrata, Armando Varela, de 51 anos, justificou a recandidatura a um segundo mandato alegando ter a "consciência de que há muito ainda por fazer", uma vez que é preciso "melhorar a capacidade reivindicativa" do distrito de Portalegre e "aumentar a capacidade de mobilização das pessoas".
"Este é um ano de eleições autárquicas e eu acho que posso ajudar o PSD a obter um bom resultado e a aumentar o número de câmaras na região", acrescentou.
Armando Varela, que está também a cumprir o terceiro e último mandato como presidente da Câmara de Sousel, disse que, ao longo do seu primeiro mandato na distrital social-democrata, "foi possível aumentar em 17% o número de militantes ativos", inaugurar "mais duas sedes" do partido e ativar "mais dois terços" das comissões políticas de secção.
Filipe Serrote, de 39 anos, candidata-se pela primeira vez à liderança da Comissão Política Distrital do PSD, considerando que o partido "precisa de uma lufada de ar fresco e de uma renovação".
O candidato, que presidiu à Comissão Política Concelhia de Portalegre do PSD entre 2008 e 2010 e 2012 e 2014, disse à Lusa que o seu projeto político é "diferenciador" e que a lista que encabeça "reúne pessoas que podem oferecer uma mais-valia ao partido".
"Eu verifiquei que há um desânimo e uma inatividade ao nível da militância, de projeto e da política para a região. As coisas estavam a caminhar no sentido errado e eu sinto que posso ser diferenciador, com uma equipa renovada, com a voz de outras pessoas que não têm estado nos órgãos distritais e muitas vezes são esquecidas", afirmou.
No distrito de Portalegre, com 15 concelhos, o PSD lidera em seis câmaras municipais (Alter do Chão, Arronches, Sousel, Fronteira, Marvão e Castelo de Vide).