Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Acordo é para mostrar a quem?", critica José Soeiro

Deputado bloquista congratula subido do salário mínimo nacional mas critica duramente restantes medidas presentes no acordo de concertação social.

"Acordo é para mostrar a quem?", critica José Soeiro
Notícias ao Minuto

08:59 - 23/12/16 por Anabela de Sousa Dantas

Política BE

José Soeiro recorreu esta quinta-feira às redes sociais para tecer duras críticas ao acordo entre Governo e parceiros sociais apresentado no mesmo dia por António Saraiva, ao cabo da segunda reunião da Concertação Social realizada esta semana.

Para o deputado do Bloco de Esquerda o “único elemento positivo” no acordo de concertação social é a fixação do salário mínimo nos 557 euros a partir de 1 de janeiro, um entendimento que “não resulta da concertação social, mas das negociações à esquerda”, escreve Soeiro na sua página de Facebook.

“Tudo o resto é muito mau”, atira, começando pela proposta de redução da TSU para as empresas. José Soeiro descreve a medida como um desvio de “mais de 60 milhões de euros dos contribuintes para os bolsos dos patrões”, ou seja, “um abuso sem qualquer razoabilidade”.

Outro ponto criticado por Soeiro é o prolongamento de medidas como “cortes no pagamento das horas extraordinárias, das compensações por caducidade ou despedimento ou da redução de férias” significa “negar a continuação da recuperação de rendimentos”.

“Os patrões não querem que se mexa nisso? Pois não. Mas são eles que o Governo representa?”, questiona o deputado.

José Soeiro sublinha, ainda, que a falta da assinatura da CGTP não permite que o acordo seja definido como um acordo entre os parceiros. “Assinar um acordo sem a principal organização sindical significa o quê? É para mostrar a quem?”, indaga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório