Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Catarina Martins desafia Costa e PS no debate quinzenal

O Bloco de Esquerda (BE) desafiou hoje o primeiro-ministro e o PS a mudarem a lei sobre a venda de produtos de risco aos balcões dos bancos, para que não haja "mais lesados" neste setor.

Catarina Martins desafia Costa e PS no debate quinzenal
Notícias ao Minuto

16:39 - 22/12/16 por Lusa

Política Debate

Para além dos lesados do BES, cuja solução o Bloco diz que irá analisar com "muita atenção", a coordenadora do partido chamou hoje a atenção no parlamento para o perigo de "mais lesados no futuro" existirem se não for proibida a venda de produtos perigosos aos balcões" dos vários bancos.

"O BE aqui [parlamento] trará as propostas novamente para ver se fazemos caminho", assinalou Catarina Martins no debate quinzenal no parlamento, dirigindo-se ao primeiro-ministro, António Costa, e lembrando que o BE apresentou no passado iniciativas legislativas sobre esta matéria que mereceram então voto contra de PSD e CDS-PP e a abstenção do PS.

Na resposta, o chefe do Governo admitiu ser necessário "pôr na ordem" o sistema financeiro português, e reconheceu abertura para estudar propostas do Bloco nesta e noutras matérias.

Depois, a coordenadora do Bloco criticou o que disse ser um "desconto" na Taxa Social Única oferecido pelo Governo nas negociações do salário mínimo e do seu aumento para 2017.

"As empresas souberam há um ano, tiveram tempo para se organizar", nomeadamente a nível salarial e de acomodação de contas, vincou a bloquista.

Costa declarou querer neste ponto uma "solução equilibrada", lembrando que esta tarde decorre a reunião da Concertação Social que poderá fechar o tema.

"Sabemos o que está no programa do Governo e nos acordos que assinámos e a trajetória que está definida", prosseguiu o governante, falando nos 557 euros de salário mínimo em 2017 e 600 euros no final da legislatura.

Na reta final da sua intervenção, a coordenadora do BE questionou ainda António Costa sobre as parcerias público-privadas (PPP) na Saúde, advogando que se abre agora uma "oportunidade, sem nenhum custo de litigância", de reverter unidades como as de Braga e Cascais para a gestão pública.

"É uma sangria de recursos públicos. A urgência é fazer com que estes hospitais voltem para a gestão pública, é possível fazê-lo agora", declarou a líder bloquista, que sublinhou o gasto previsto de 448 milhões de euros em 2017 nestas PPP.

Por falta de tempo, o líder do executivo socialista não respondeu a este desafio da bloquista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório