Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Passos Coelho defendeu reforma descentralizadora ambiciosa

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje a concretização de uma reforma descentralizadora "mais ambiciosa" e referiu que o seu partido vai insistir com as propostas que foram chumbadas no Parlamento.

Passos Coelho defendeu reforma descentralizadora ambiciosa
Notícias ao Minuto

23:24 - 10/12/16 por Lusa

Política PSD

"Ainda hoje foi sublinhado pelo primeiro-ministro a necessidade de avançar com uma reforma descentralizadora mais ambiciosa", afirmou o líder social-democrata que falava em Alijó, durante um jantar de Natal com militantes.

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que o incremento da descentralização do Estado é a melhor forma de celebrar os 40 anos do poder local democrático em Portugal.

Passos Coelho lembrou que o PSD apresentou, durante a discussão do Orçamento de Estado para 2017, várias propostas "justamente para poder concretizar a partir de 2018, a seguir às eleições autárquicas, um novo ciclo de competências e atribuição por parte dos municípios".

"E, agora, como já chumbaram tudo já conseguem vir dizer que vão começar a tratar na Assembleia da República da descentralização e esperam que a gente também colabore. E nós lá iremos colaborar evidentemente. Nós orientamos a política a pensar no país, não é no Governo, no PS, no BE e no PCP", frisou.

O líder social-democrata referiu ainda que o seu partido vai apresentar as mesmas propostas que foram chumbadas. "Parece que desta vez são capazes de aprovar algumas, vamos ver", salientou.

Na sua opinião, "não há duvida" que hoje há, em domínios tão diversificados como a saúde, a educação, a cultura, a área de todo o apoio social, municípios preparados para poderem dar uma resposta mais capaz do que aquela que tem sido dada em termos nacionais.

"Porque está mais próxima das pessoas e quem está mais próximo tem sempre uma noção mais adequada de qual a resposta que deve ser encontrada. Não é em Lisboa que se sabe qual é o melhor horário para o atendimento do centro de saúde ou o melhor currículo escolar que as escolas devem privilegiar", frisou.

No entanto, afirmou que isto "não quer dizer que exista uma espécie de lavar de mãos dos Governos relativamente a estes assuntos".

"É evidente que as orientações gerais continuam a ser definidas pelos Governos e pela Assembleia da Republica", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório