Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Buscas na Santa Casa? "Não tenho a menor dúvida que denúncias vêm do PSD"

Joaquim Jorge acredita que o PSD não gostou que Pedro Santana Lopes dissesse 'não' a Lisboa?

Buscas na Santa Casa? "Não tenho a menor dúvida que denúncias vêm do PSD"
Notícias ao Minuto

12:40 - 09/12/16 por Inês André de Figueiredo

Política Joaquim Jorge

A propósito das buscas da Polícia Judiciária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Joaquim Jorge realça, num artigo de opinião para o Notícias ao Minuto, que é importante que se “averigue até às últimas consequências o que se passa e que se puna os prevaricadores”.

“A SCML é uma instituição de utilidade pública tutelada pelo Governo e o dinheiro público deve ser devidamente administrado e sem favorecimento”, defende. Contudo, há algo que suscita curiosidade ao biólogo.

“Tudo isto faz-me pensar! Nesta e noutras ocasiões, sempre que Pedro Santana Lopes levanta a cabeça e dá a entender que pode avançar para algum cargo, aparece algo”, realça, frisando que “a coincidência desta investigação parece querer atingir a imagem e honorabilidade de Santana Lopes, no momento que deu a entender que preferia a liderança do PSD, ao invés, de concorrer à Câmara Municipal de Lisboa”.

Não tenho a menor dúvida de que estas denúncias partem de pessoas ligadas ao PSD. O PSD é perito em ser mais oposição ao PSD, do que oposição a outros partidos. Pedro Santana Lopes é um case-study, antigamente surgiam candidaturas contra a sua, somente por que Pedro Santana Lopes se candidatava a um cargo no partido, isso era habitual dentro do PSD”, acusa o fundador do Clube dos Pensadores.

Na opinião de Joaquim Jorge, Pedro Santana Lopes “deixou de ser o habitual bombeiro e voluntário que se predispunha a concorrer e a ajudar o PSD em quaisquer circunstâncias”. “Ao não concorrer em Lisboa deixou a batata quente nas mãos do PSD. O PSD está à rasca para ter um bom candidato em Lisboa”.

No mesmo sentido, o biólogo questiona-se sobre o facto de Pedro Passos Coelho ou outro alto dirigente deverem candidatar-se a Lisboa, dando o exemplo de Assunção Cristas no CDS. Joaquim Jorge constata ainda que muita gente gosta de Pedro Santana Lopes. “Arrisco a dizer, que há mais gente fora do PSD, do que do PSD, a gostar dele”, frisa, considerando que “capacidade de resistência, dando a cara, nunca fugindo, é seu apanágio”.

“Evidentemente que Pedro Santana Lopes cometeu erros, alguns inexplicáveis, mas aprender com os erros ensina-nos a evitá-los no futuro”, refere, recordando também que em 2012, numa sondagem promovida pelo Diário Económico, “José Sócrates foi escolhido como o melhor primeiro-ministro, seguido de Pedro Passos Coelho, e em terceiro lugar ficou Pedro Santana Lopes, à frente de Mário Soares e outros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório