Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

É dia de eleições no PSD para reconduzir Miguel Albuquerque

Os militantes do PSD/Madeira são hoje chamados a votar nas eleições internas que vão reconduzir Miguel Albuquerque na liderança no partido maioritário na região, encabeçando a única lista que se apresentou a sufrágio.

É dia de eleições no PSD para reconduzir Miguel Albuquerque
Notícias ao Minuto

06:19 - 09/12/16 por Lusa

Política Madeira

Miguel Albuquerque foi eleito presidente da comissão política dos sociais-democratas madeirenses, substituindo Alberto João Jardim, a 29 de dezembro de 2014, depois de disputar uma segunda volta com Manuel António Correia (ex-secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais do executivo insular).

O secretário-geral do PSD/Madeira, Rui Abreu, disse à Lusa que hoje "2.800 militantes estão em condições de votar", devendo exercer este direito entre as 18:00 e as 21:00 nas sedes do partido no arquipélago.

Rui Abreu considerou que o facto de haver apenas uma lista candidata à liderança do partido "revela a confiança que os militantes têm no projeto apresentado e [que] está apenas no início".

Nas últimas eleições internas surgiram seis candidatos, nomeadamente Miguel Albuquerque, Miguel de Sousa, Sérgio Marques e Manuel António Correia (ex-secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais), que era tido como o apoiado por Jardim, João Cunha e Silva (ex-vice-presidente do Governo Regional) e Jaime Ramos (ex-secretário-geral do PSD/Madeira e ex-líder da bancada parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira).

Miguel Albuquerque alcançou 64% dos votos dos militantes do PSD/Madeira num universo de 6.232 votantes, um resultado superior ao alcançado por Alberto João Jardim, em 2012, altura em que defrontou pela primeira vez o histórico líder do partido.

Há dois anos, numa primeira volta votaram 6.373 militantes e na segunda 6.232, o que representou que decréscimo de 141 votos, número semelhante ao que ditou a derrota de Albuquerque nas eleições de 2012.

Numa segunda volta disputada com Manuel António Correia, tal como na primeira, Miguel Albuquerque ganhou em 10 dos 11 concelhos da Madeira, tendo Manuel António alcançado a vitória apenas no município da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha, de onde é natural a sua família (freguesia dos Canhas).

Depois de o PSD/Madeira ter vencido as eleições legislativas regionais de 29 de março de 2015, Miguel Albuquerque foi convidado a formar governo e desde 20 de abril de 2015 que é o presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira.

O congresso regional do PSD/Madeira está agendado para 21 e 22 de janeiro do próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório