Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Vão ter de esperar até que decida falar sobre a situação política"

O antigo Presidente da República lamentou hoje que exemplos de parcerias entre o Estado e os privados como o da Fundação de Serralves, no Porto, não se tenham disseminado pelo país.

"Vão ter de esperar até que decida falar sobre a situação política"
Notícias ao Minuto

21:35 - 06/12/16 por Lusa

Política Cavaco Silva

No dia em que foi formalizado como fundador de Serralves a título honorário, tal como os outros antigos Presidente da República até aqui, Cavaco Silva lamentou, em declarações aos jornalistas à saída do Conselho de Fundadores, "que não tenha sido possível até agora estabelecer parcerias entre a sociedade civil e o Estado noutras partes do país com sucesso semelhante a Serralves".

"Mostra bem que quando se mobilizam as vontades locais, neste caso do Porto, quando há brio das populações e o Estado se remete a uma posição de não interferir politicamente, não dar instruções, mas apenas cumprir o que consta dos diplomas legais, as coisas podem ter sucesso", declarou o antigo primeiro-ministro, que assinou enquanto tal o decreto de fundação da instituição, em 1989.

O antigo governante, que se mostrou satisfeito e honrado pela integração no Conselho de Fundadores de Serralves, sublinhou, durante o discurso no encerramento da reunião, que "talvez o sucesso aqui no Porto se tenha ficado a dever ao dinamismo da região, ao carinho com que sempre as gentes do Porto trataram a Fundação de Serralves", para além do trabalho desenvolvido quer pelos fundadores quer pelo Conselho de Administração.

"Se este projeto tivesse ficado na dependência do Estado, sem a participação da sociedade civil, sem a independência do poder político, o que é que tinha acontecido? É minha convicção de que se fosse assim - Serralves na dependência do Estado - a fundação não teria alcançado a projeção nacional e internacional que já alcançou. Não teria conseguido dar o contributo que já deu", declarou Cavaco Silva.

Questionado sobre temas da atualidade, o antigo Presidente da República realçou que, mesmo sendo uma "desilusão" para os jornalistas presentes, não faz "por enquanto quaisquer comentários sobre a vida política portuguesa", remetendo, eventualmente, para o futuro: "Ainda vão ter que esperar algum tempo até que eu decida falar, se é que vou falar, sobre a situação política nacional".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório