Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

CGD: CDS não leu relatório e remete análise para Comissão de Inquérito

Cecília Meireles reagiu esta terça-feira à divulgação do relatório do Tribunal de Contas sobre a Caixa Geral de Depósitos demarcando-se das suas conclusões.

CGD: CDS não leu relatório e remete análise para Comissão de Inquérito
Notícias ao Minuto

16:36 - 06/12/16 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Política Cecília Meireles

O Tribunal de Contas (TC) divulgou um relatório de auditoria sobre o controlo do Setor Empresarial do Estado efetuado pelo Ministério das Finanças entre 2013 e 2015 onde conclui que houve uma "falta de controlo pelo Estado" da Caixa Geral de Depósitos (CGD) nesse período, após a recapitalização de 2012.

Reagindo a esta notícia, Cecília Meireles, deputada do CDS-PP, indicou que não leu o relatório e que portanto não poderia emitir uma "opinião informada" sobre o mesmo, e remeteu a sua análise para Comissão de Inquérito aberta ao banco público.

“Há uma Comissão de Inquérito que pretende apurar o que se passou na Caixa e essa é a sede adequada para discutirmos esse relatório e todos os outros relatórios” provenientes de outras auditorias feitas ao banco público, adiantou.

Cecília Meireles destacou, ao invés disso, as declarações de António Costa, criticando o primeiro-ministro por “lançar boatos”.

“Rejeito liminarmente é que sistematicamente a Caixa esteja a ser exposta a boatos, e falo das palavras do senhor primeiro-ministro e não de qualquer relatório, que depois não são comprovados e ficam no ar causando a desconfiança de todos”, atirou a deputada.

"O que me parece é que não é forma responsável de tratar e gerir um assunto, seja de um banco público ou privado, a de, sistematicamente, estar a lançar boatos, coisas, para a opinião pública que, depois, nunca têm consequências", frisou.

Em requerimento parlamentar, a bancada centrista pede ao chefe do executivo socialista "documentação e indícios que provem a afirmação de maquilhagem da CGD" e "documentação e indícios sobre a ligação entre a CGD e o anúncio do fim do programa da 'troika'", através da Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da CGD e Gestão do Banco.

O CDS-PP, tal como o PSD, têm hoje em debate no parlamento iniciativas sobre alterações ao estatuto do gestor público e regimes jurídicos do setor empresarial do Estado e do setor empresarial local, bem como as obrigações de declaração de rendimentos e património e limites remuneratórios.

[Notícia atualizada às 16h58]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório