Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Referendo em Itália "não devia ter sido convocado"

Votaram contra a reforma constitucional em Itália 19.019.197 eleitores e a favor 12.706.340.

Referendo em Itália "não devia ter sido convocado"
Notícias ao Minuto

08:21 - 05/12/16 por Carolina Rico

Política Vital Moreira

Vital Moreira defendeu no blog Causa Nostra que o referendo em Itália “não devia ter sido convocado”, uma vez que pede “aos cidadãos uma decisão sobre dezenas de alterações à Constituição, inacessíveis ao cidadão comum”.

O 'não' à reforma constitucional proposta por Matteo Renzi, acabou por vencer com 59,95% dos votos, o que levou o primeiro-ministro italiano a demitir-se.

Renzi foi “imprudente”, defendeu o socialista, dizendo, contudo, que se fosse italiano “teria votado a favor da reforma constitucional de simplificação e de correção de algumas disfunções do sistema político (redução da dimensão e dos poderes do senado, eliminação da províncias, atenuação da fragmentação do poder político regional)”.

A reforma, como a caracterizou Renzi, pretendia modernizar Itália, reduzir os custos da política, agilizar o processo legislativo e facilitar a estabilidade num país que teve 63 governos nos últimos 70 anos.

O principal ponto da reforma era a eliminação do chamado "bicameralismo perfeito", retirando quase todo o poder legislativo ao Senado, que passaria a ser um órgão consultivo formado por 100 senadores, contra os atuais 315, escolhidos pelos governos regionais e locais.

“Quem conhece o sistema político italiano, não pode deixar de se interrogar como é que ele pode funcionar com um mínimo de racionalidade, eficiência, estabilidade e responsabilidade”, comentou o ex-eurodeputado do PS.

A repetida subida das taxas de juro da dívida soberana das últimas semanas e a preocupação crescente com os créditos de cobrança duvidosa que ensombram a banca italiana sugerem que a derrota do ‘sim’ tenha um impacto económico, mas Vital Moreira descarta uma saída do euro.

Contudo, diz, “não é de excluir que outros países mais vulneráveis, como Portugal, venham a ser negativamente afetados. Uma das consequências da união monetária é que os problemas financeiros de um Estado-membro, sobretudo se importante, têm efeitos sobre os elos mais fracos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório