Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Madeira está "espartilhada pela austeridade"

O Secretário-geral da Juventude Socialista, João Torres, afirmou esta sexta-feira que a Madeira está "espartilhada pela austeridade" reflectindo-se na qualidade de vida dos cidadãos que sofrem uma tripla penalização.

Madeira está "espartilhada pela austeridade"
Notícias ao Minuto

16:22 - 03/05/13 por Lusa

Política JS

No final do "Roteiro contra a Austeridade" que se iniciou na Madeira e vai passar por todo o país durante as próximas semanas, João Torres considerou que a Região Autónoma da Madeira (RAM) é um dos exemplos onde "a austeridade está a materializar-se como nociva para a vida dos cidadãos".

A RAM está desde Fevereiro de 2011 debaixo de um Plano de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEL) que, para o jovem socialista, está sobrecarregar os cidadãos madeirenses penalizando-os triplamente "pela política de austeridade".

O roteiro pretende "identificar bons exemplos governativos a nível nacional, regional e local" mas também "maus exemplos", no sentido de sensibilizar a sociedade para a "existência de uma alternativa à lógica de empobrecimento do país".

Reclamou um tratamento digno para os madeirenses apelando à república para fazer "valer a coesão e a continuidade territorial" já que a política de austeridade está a ter reflexos concretos.

"Regista-se um fluxo migratório que é vergonhoso para o país e para esta região", afirmou.

João Torres criticou as palavras de Pedro Passos Coelho que sugeriu que os mais jovens emigrassem considerando ser "irracional este discurso de incentivo à emigração", pois a "emigração forçada" que as gerações mais novas estão a ser obrigadas a fazer, "é uma chaga da nossa sociedade".

Referiu-se ainda à qualidade da democracia na madeira, afirmando que ela não "se esgota na liberdade de opinião", criticando a falta de "respeito pela oposição, pelos sindicatos e pelo associativismo".

Finalizou afirmando que o PAEF não se trata de um plano de ajustamento económico, mas sim e "exclusivamente de um plano financeiro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório