Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

PCP: "O Dr. Paulo Macedo não reúne condições para gerir a Caixa"

Comunistas reagiram à nomeação de Paulo Macedo para a administração da Caixa.

PCP: "O Dr. Paulo Macedo não reúne condições para gerir a Caixa"
Notícias ao Minuto

17:30 - 02/12/16 por Notícias Ao Minuto

Política CGD

Os comunistas não concordam com a nomeação do antigo ministro da Saúde para a liderança da Caixa Geral de Depósitos. Reagindo a essa decisão do Governo, Jorge Pires, do PCP, disse que " o doutor Paulo Macedo não reúne condições" para o cargo para o qual foi agora convidado.

"Os dois critérios fundamentais são o da competência e da disponibilidade para servir o interesse público e estar ao serviço dos portugueses. E a Caixa, sendo um banco público, o principal banco nacional, tem um conjunto de problemas conhecidos e precisa de alguém que coloque o banco a funcionar. E o Dr. Paulo Macedo, de acordo com estes critérios, não reúne essas condições", considerou Jorge Pires, dando voz ao seu partido, reunido hoje em congresso.

E por que razão Paulo Macedo não é o homem certo? O comunista recordou o "governo de má memória" e o percurso recente de Macedo. "Não pode dizer que não teve responsabilidade nenhuma naquilo que aconteceu nos quatro anos do governo PSD/CDS". Mais, "particularmente, enquanto responsável pelo Ministério da Saúde, fez, na nossa opinião, um trabalho negativo", frisou.

De resto, o PCP considera ser o partido que mais procurou que o banco público "estabilizasse". "Fomos o único partido que não complicou nada", afirmou, sublinhando que tem uma opinião contrária à do PS também no que diz respeito ao salário dos gestores públicos. "Se Paulo Macedo for ganhar 35 mil euros, naturalmente que não estamos de acordo".

Recorde-se que o Governo convidou Paulo Macedo para presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Rui Vilar para 'chairman', tendo ambos aceitado os convites, informaram hoje as Finanças.

Em comunicado hoje emitido, o ministério de Mário Centeno indica que "o Governo decidiu convidar o doutor Paulo Macedo para CEO [presidente executivo] da CGD, tendo o convite sido aceite", e que "para 'chairman' [presidente do Conselho de Administração] da CGD foi convidado o doutor Emílio Rui Vilar, convite esse que também foi aceite".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório